Saiba mais sobre a estrutura de Funcionamento do EMAJ

O Núcleo de Prática Jurídica José Maria Cassiano da Silva 

Do Núcleo de Prática Jurídica fazem parte as seguintes disciplinas:
- Estágio de Prática Jurídica I – 7° Semestre do Curso de Direito – Laboratório – 90h/a
- Estágio de Prática Jurídica II – 8° Semestre do Curso de Direito – Laboratório – 90h/a
- Estágio de Prática Jurídica III – 9° Semestre do Curso de Direito – Escritório Modelo
- Estágio de Prática Jurídica IV – 10° Semestre do Curso de Direito – Escritório Modelo

O Escritório Modelo de Assistência Jurídica - EMAJ
O Estágio de Prática Jurídica é desenvolvido no Escritório de Assistência Jurídica da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, e sob sua responsabilidade.
Vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas, o estágio está sob Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica e objetiva o atendimento de pessoas economicamente necessitadas, de acordo com o Art. 5°, LXXIV, da Constituição Federal, Lei n° 1060 de 05/02/50, com as alterações introduzidas pela Lei n° 7510 de 04/07/86.
O Escritório Modelo é local de estágio curricular dos acadêmicos de direito que freqüêntam o 9° e 10° semestre, e desenvolve atividades efetivas na área Cível e Criminal. As atividades, não obstante serem tipicamente do ponto de vista do curso relacionadas diretamente ao ensino, têm relação à sociedade, o caráter de extensão. Isso significa que, o Escritório Modelo em suas ações extensionistas se caracteriza como um espaço de interação com a sociedade local e regional, na perspectiva de uma articulação do ensino e da pesquisa.

O Corpo Técnico e suas Atribuições

O Escritório Modelo está estruturado da seguinte forma:

Coordenação: Profª Msc. Sirlane Melo 
A coordenação geral do estágio elabora relatórios mensais sobr /e os trabalhos executados pelos alunos, estabelece, com a elaboração dos professores orientadores diretrizes gerais do estágio, com a observância da respectiva carga horária, o sistema de supervisão e controle de freqüência a atribuições de critérios para a aferição do aproveitamento, participa do processo de avaliação dos estagiários, propõe ações judiciais, extrajudiciais e demais necessidades decorrentes do estágio.

Professores Orientadores: Profª MSC. Aline Elise Vargas Longo, Profª Msc. Aline Lampert Rocha Pagliosa​,  Profª Ana Mirian Ziliotto Viero, Prof. Especialista Tomaz de Aquino Cordova e Sá Filho​
Ministram a orientação geral aos alunos no que diz respeito às atividades fins do estágio, propõe ações judiciais, participa de audiências, procede a avaliação permanente dos estagiários em conjunto com a coordenação e exerce outras atividades que lhe forem conferidas.
Conta-se neste setor com a valiosa colaboração do Dr. José Maria Cassiano da Silva, juiz aposentado que auxilia na oreintação aos alunos.

Secretarias: Sandra Márcia Eble de Liz | Bianncca Silva dos Santos |  Deise Padilha Mota de Oliveira
Procede o registro da freqüência, aproveitamentos e demais atos relativos ao estagiários. Promove o andamento normal do estágio, arquiva documentos e demais tarefas internas que lhe forem atribuídas pela coordenação e solicitadas pelos professores orientadores.

Estagiários
Além dos trabalhos internos, como elaborar petições, comparecerem em audiências, júris sessões judiciais em segunda instância, audiências policiais e nos Juizados de Pequenas Causas, os estagiários também acompanham todos os atos dos processos de seus clientes.

Fone: (49) 3251-1016
E-MAIL: emaj@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sirlane Melo
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2017 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia