SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
CONHECIMENTOS | Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade. |
HABILIDADES | Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa) |
ATITUDES | Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas |
OUTRAS | |
DATAS PREVISTAS |
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação |
Sim | Data |
Leituras, debates e atividades | I, II, III | x | x | x | | | | |
Síntese da pesquisa individual com a teoria da complexidade | I, II, III | x | x | x | | | | |
Seminário | I, II, III | x | x | x | | | | |
| | | | | | | | |
Presença, engajamento em leituras, apresentação de sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos; elaboração de uma síntese da complexidade no contexto das pesquisas individuais; seminário. |
| | | | | | | | | |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
1 | MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. |
2 | MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. |
3 | MORIN, Edgar. O método vol. 1: A natureza da natureza. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. |
4 | MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2018. |
5 | ALVES, Eliana Aparecida; BIANCHI, Cintia. O pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes. Ponto-e-Vírgula, n. 29, p. 80-96, 2021. Disponível em https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/view/55676. Acesso em 07 de jul 2023. |
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
1 | MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. |
2 | MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. |
3 | RAYNAUT, Claude. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para interdisciplinaridade. INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2014. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2014v11n1p1. Acesso em 07 de Jul. 2023. |
4 | RODRIGUES, Maria Lucia. Homenagem a Edgar Morin: entre o conhecimento e a vida. EccoS–Revista Científica, n. 57, p. 20268, 2021. Disponível em https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20268/9137. Acesso em 07 de jul. 2023. |
5 | SILVA, Sidnei Pithan da; CANABARRO, Ivo dos Santos. EDGAR MORIN E A DECOLONIALIDADE PLANETÁRIA: o pensamento complexo na reforma do pensamento na universidade brasileira. Cadernos De Pesquisa, 29(4), 125–147. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.63. |
|
OBSERVAÇÕES |
Ementa de Tópicos Especiais em Educação - Pensamento Complexo em Pesquisa na Educação: Pensamento de Edgar Morin. Complexidade: pensamento complexo, reforma do pensamento, religação dos saberes. Contribuições para educação e a pesquisa. |