Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Neoliberalismo, Biopolítica, Estado e Educação - Plano de Ensino

CURSOMestrado em Educação – PPGE
DISCIPLINANeoliberalismo, Biopolítica, Estado e Educação
DOCENTEJosilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz
CARGA HORÁRIA30 horas
CRÉDITOS2
SEMESTRE/CURSO1
ANO/SEMESTRE2024/1

EMENTA:
Metamorfoses contemporâneas do neoliberalismo. Biopolítica e Necropolítica. Paradigma dasociabilidade capitalista. Empresariamento do Estado e da educação. Deslocamento da base produtiva do capitalismo.
OBJETIVO GERAL:
Compreender as mutações contemporâneas do neoliberalismo e os tipos de pesquisa que interrogam o seu papel no campo da Educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer as relações entre neoliberalismo, biopolítica, Estado e Educação.Perceber a constituição histórica do neoliberalismo como dispositivo de governamentalidade biopolítica.Analisar o papel da racionalidade neoliberal na erosão da escola como espaço público.Reconhecer o neoliberalismo como dispositivo de gestão do sofrimento psíquico.Relacionar o processo de empresariamento da Educação e a instrumentalização da escola pela gramática neoliberal.Analisar o papel da racionalidade neoliberal na constituição de subjetividades e modos de vida precarizadas.Entender o processo de configuração da sociedade do cansaço como expressão da racionalidade neoliberal no campo do trabalho e das relações sociais.Analisar a gramática instaurada pelo neoliberalismo no campo do trabalho e da Educação.Apropriar-se das categorias “capital humano”, “homo oeconomicus” e “empresariamento de si” como enunciados voltados à gestão da vida social pela racionalidade neoliberal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN.CONTEÚDOSC.H.ESTRATÉGIAS
1Metamorfoses contemporâneas do neoliberalismo.12Aula expositiva e dialogada.
2Biopolítica e Necropolítica.4Aula expositiva e dialogada.
3Paradigma da sociabilidade capitalista.4Aula expositiva edialogada.
4Empresariamento do Estado e da educação.8Aula expositiva e dialogada.
5Deslocamento da base produtiva do capitalismo.4Aula expositiva e dialogada.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
   CONHECIMENTOS Conceitos de neoliberalismo, biopolítica, Estado e EducaçãoCategorias “capital humano”, “homo oeconomicus” e “empresariamento de si”.Neoliberalismo como governamentalidade biopolíticaSociedade do cansaço, racionalidade neoliberal e gestão do sofrimento psíquicoEmpresariamento da Educação
HABILIDADES Utilização de linguagem adequada ao ambiente acadêmico.Compreensão conceitual.
 ATITUDES Participação efetiva nas aulas e nas atividades propostas.Realização das atividades conforme cronograma.Postura acadêmica.Disposição para o estudo e para o trabalho em grupo.
OUTRAS- Respeito, relações interpessoais, ética.
DATAS PREVISTAS
AvaliaçãoUnidadesCHAValorData³Recuperação
SimData
Avaliação 1 – Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos Todas X X X 30%
Avaliação 2 – Fichamento de 1 texto por encontro, seguido de elaboração de um problema/pergunta (total: 7 textos) Todas X X X 30% 24/04 X
Avaliação 3 – Produção textual sobreum dos temas das aulasTodasXXX40%08/05X

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1BAUMAN, Zygmunt; BORDONI, Carlo. Estado de Crise. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
2DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
3DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Sesc São Paulo, 2020.
4HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.
 5SAFATLE, Vladimir; SILVA J., Nelson da; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
 1 ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A Fábrica Da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.

2 CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu Editora, 2020, 307-334.
 3 GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.
4 HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
 5 HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992. p.117-184.
 6 LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
 LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O estudo como uso não apropriativo do bem comum. In:7 CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
 8 MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 edições, 2018.
 MOTTA, Vânia Cardoso da; ANDRADE, Maria Carolina Pires de. Empresariamento da educação9 de novo tipo: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado.Revista Desenvolvimento e Civilização, v. 1, n. 1, p. 64-86, junho de 2020.
10  MÉSZAROS, Istvan. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008

OBSERVAÇÕES:
Legenda:AED – Aula Expositiva e Dialogada. DEB – Debate.DIN – Dinâmica.EEG – Estudo Em Grupo. SEM – Seminário.