Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Epistemologia da Educação I - Plano de Ensino






 
CURSOMestrado em Educação
DISCIPLINAEpistemologia da Educação I (M)
DOCENTEMareli Eliane Graupe, Valéria Vasconcelos  e Vinícius Bertoncini Vicenzi
CARGA HORÁRIA60 horas
CRÉDITOS04
SEMESTRE/CURSO1º/PPGE
ANO/SEMESTRE2024/1
 
EMENTA:
O Campo acadêmico em Educação e os processos de legitimidade científica no campo das Ciências Humanas. Desafios das Ciências Humanas e da pesquisa em Educação na contemporaneidade. As distintas perspectivas teórico-metodológicas da Pesquisa em Educação. As epistemologias comuns às diferentes linhas de pesquisa do Programa. Ética na pesquisa em ciências humanas.
OBJETIVO GERAL: 
Compreender o campo epistemológico dos estudos em Educação a partir de uma análise das principais perspectivas teórico-metodológicas atuais. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
- Refletir sobre a prática pedagógica, enfatizando a docência e as mudanças paradigmáticas na Educação;- Subsidiar a reflexão e a crítica sobre a formação de pesquisadores/as em educação; - Estimular a compreensão sobre as especificidades teórico-metodológicas de cada linha de pesquisa do Programa.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN.CONTEÚDOSC.H.ESTRATÉGIAS
1 Introdução às EpistemologiasCiência Normal e Revoluções científicas 10Dinâmica de IntegraçãoAula Expositiva Dialogada (AED)
2Legitimidade científica no campo das Ciências Humanas  10AED 
3Fundamentos e paradigmas da ação educativa 10AED
4Desafios das Ciências Humanas e da pesquisa em Educação na contemporaneidade 10 AED
5Distintas perspectivas teórico-metodológicas da Pesquisa em Educação10TextoMapa conceitual 
6Ética na pesquisa em ciências humanas10AED 
 
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOSConhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas criativas a partir da realidade trabalhada.
HABILIDADESOrganização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).
ATITUDESAssiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.
OUTRASRespeito, relações interpessoais, ética.
DATAS PREVISTAS:
Avaliação       Datas
  
Avaliação 01 -  Participação nos debates dos textos       Todas as aulas
Avaliação 02  -Apresentação do artigo de revisão sistemática        20/05/2024
Avaliação 03 – Entrega do artigo        26/06/2024
 
 
   BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos pra quê? 12ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
2MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo, Vozes de Bolso, 2019.
3SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez Editora, 8. ed, 2018.
4PIMENTA, Selma G. (Org.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
5STRECK, Danilo R.; MORETTI, Cheron Zanini; ADAMS, T.. Fontes da pedagogia latino-americana heranças (des)coloniais. 1. ed. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2019.
 
   BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos pra quê? 12ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
2MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo, Vozes de Bolso, 2019.
3SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez Editora, 8. ed, 2018.
4PIMENTA, Selma G. (Org.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
5STRECK, Danilo R.; MORETTI, Cheron Zanini; ADAMS, T.. Fontes da pedagogia latino-americana heranças (des)coloniais. 1. ed. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2019
  
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática