Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Sociedade da Informação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Sociedade da Informação

0-19359

4

80


EMENTA

Sociedade da informação e do conhecimento. Impactos das inovações tecnológicas na sociedade.

Globalização e novas tecnologias. Mercado, trabalho e oportunidades na sociedade da

informação. Economia da informação e do conhecimento. Tecnologia e serviços para a cidadania.

Tecnologia e política. Tecnologia e educação. Ética na sociedade da informação.


OBJETIVO GERAL

Criar no acadêmico uma visão crítica sobre a função da tecnologia da informação e comunicação na sociedade, nas organizações e no desenvolvimento do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver no acadêmico a percepção do seu papel na sociedade, como cidadão e profissional. Proporcionar o entendimento da relação homem x tecnologia. Criar um ambiente de debate, com relação ao papel que a tecnologia deve exercer na sociedade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Sociedade da informação e do conhecimento. Relação entre a inteligência humana e as tecnologias da informação. Impacto das inovações tecnológicas na sociedade. Novas interações sociais mediadas pela tecnologia. Mudanças culturais provocadas pela tecnologia.

16

2

Globalização e novas tecnologias. O papel da tecnologia da informação no processo de aumento da velocidade da globalização. A diminuição das fronteiras, através da Internet.

8

3

Mercado, trabalho e oportunidades na sociedade da informação. Economia da informação e do conhecimento. Tecnologias da informação e comunicação como meio de geração de novos negócios. Novas formas de trabalho. Perfil do novo profissional. Futuro do trabalho e do mercado de tecnologia.

20

4

Tecnologia e educação. Tecnologia como mediadora da aprendizagem. Possibilidades de usos da tecnologia na geração e democratização do aprendizado.

20

5

Tecnologia e serviços para a cidadania. Tecnologia como disseminadora de informações ao cidadão. Tecnologia como facilitadora de processos públicos. Governo Eletrônico.

4

6

Tecnologia e política. Novo papel da tecnologia no debate político. Tecnologia como ferramenta de campanha. Tecnologia, criação e mobilização de grupos políticos. Fake news.

8

7

Ética na sociedade da informação. Conceitos de ética. Princípios e funções da ética. Prática da ética. Ética pessoal e profissional.

1

 

TOTAL DE HORAS

77 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares.


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática.

HABILIDADES

Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática.

ATITUDES

Frequência. Pontualidade. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

3

A definir

Avaliação 1

1, 2, 3, 4

3.5

A definir

x

A definir

Avaliação 2

5, 6, 7

3.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Emerson; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Érica, 2014. 199 p. ISBN 9788536510064.

2

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2012 428p. ISBN 9788576570844.

3

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987

2

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2022. 111 p. ISBN 978-65-5979-071-5.

3

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2011. 275 p. ISBN 8573023473

4

CASTELLS, MANUEL. ERA DA INFORMAÇAO, V.1 - SOCIEDADE EM REDE, A. ISBN 8577530361

5

MARTINI, Renato. Sociedade da informação: para onde vamos. São Paulo: Trevisan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595470196.

obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina.

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