Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Gestão de Produtos Digitais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Patrick Alexander Giusti Naufel


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Produtos Digitais

2-17030

4

80


EMENTA

Gestão de Produtos. Técnicas para gerenciamento de produtos digitais. Ecossistema para o desenvolvimento de um produto digital. Metodologias e modelos de gestão de produtos digitais. Mercado com foco no usuário. Modelo de negócio e monetização.


OBJETIVO GERAL

Que o aluno compreenda a importância de fazer uma boa Gestão de Produtos e acompanhar os seus ciclos de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceitos gerais sobre Gestão de Produtos, desde a sua concepção até seu lançamento no mercado. Serão estudadas técnicas específicas para gerenciamento de produtos digitais, entendendo todo o ecossistema para o desenvolvimento de um produto digital através de metodologias e modelos de gestão atuais, alinhado às expectativas de mercado com foco no usuário, visando implementar o modelo de negócio e monetização mais adequados.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos da Gestão de Produtos
• Metodologias e Métodos de Gestão
• Onde usar gestão de produtos de Software
• Ciclo de Vida

12

2

Discovery
• Product Reaseach
• Descobrindo problema e público
• Descobrindo a solução
• Product Discovery
• Market Fit
• Hipóteses
• Matriz CSD

28

3

Delivery/Acompanhamento
• Matrizes de Produto/Negócio (BMC, PMC, CPV)
• Metodologia Ágil / Kanban (Upstream Kanban)
• Backlog
• MVP
• História de Usuário / Requisitos
• Roadmap
• Matrizes de Priorização

28

4

Métricas de Produto
• Introdução a Análise de Dados

8

5

Roda de Conversa
• Palestra com Especialista
• Roda de Discussão

4

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos
cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática
Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR

0

 

TOTAL DE HORAS

80 h

*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom.


Estratégias:ED, ARM, ARS, AGM, AGC, TG


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreender o que está envolvido e a importância de um Gestão assertiva de Produtos Digitais, identificando oportunidades de mercado, entender os usuários e identificar seus problemas

HABILIDADES

Mindset, Cultura de Produto, Gestão, Negócios

ATITUDES

Empatia, colaboração, interesse, participação ativa nas aulas e atividades, bom comportamento, respeito, assiduidade e contribuição para o bom andamento das aulas

OUTRAS

Se interessar a ponto de ampliar o conhecimento por meio de leitura e estudo complementar

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Trabalhos Práticos

1 a 5

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Artigos

1 a 5

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Prova

1 a 5

x

x

x

1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047

2

PICHLER, Roman. Gestão de produtos com scrum: implementando métodos ágeis na criação e desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. 152p. ISBN 9788535248074

3

TROTT, Paul J. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. São Paulo: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701663.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MOURA, Dionatan. O Mantra da Produtividade: Aprimore sua produtividade com técnicas de foco e organização pessoal. – São Paulo: Casa do Código, 2017

2

CAGAN, Marty. Inspired: como criar produtos que os clientes amam. Tradução de André Zugnik e Taís de Abreu Zampieri. 2. ed. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2020.

3

LEVINE, Uri. Apaixone-se pelo problema, não pela solução: um guia para construir startups que resolvem problemas reais. Tradução de Luiz Antonio Mendes da Silva. São Paulo: HarperCollins, 2022

4

EYAL, Nir. Hooked: como construir produtos e serviços formadores de hábito. Tradução de André Luíz Câmara Viana. São Paulo: Alta Books, 2014.

5

TORRES, Joaquim. Gestão de Produtos: Como aumentar as chances de sucesso do seu software. – São Paulo: Casa do Código, 2017

6

MERWE, Rian Van Der. Do jeito certo: Gestão de Produtos no mundo das startups. – São Paulo: Casa do Código, 2018

obs:As aulas remotas síncronas respeitarão o horário cadastrado da disciplina e serão realizadas através da ferramenta Google Meet. O link fixo da disciplina será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. A frequência deverá ser indicada pelo(a) aluno(a), através do chat da ferramenta Google Meet utilizada para as aulas síncronas. Ao final da aula será conferida pelo professor, que lançará seu registro no diário de classe. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). De acordo com o Art. 2º, Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020: O(a) aluno(a) ao ingressarna sala de aula aceita a gravação e que esta será disponibilizada no Google Classroom por 30 dias, e que sua reprodução fora deste ambiente é vedada.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática