Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Estatística para Soluções em Tecnologia da Informação - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Rodrigo Branco

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estatística para Soluções em Tecnologia da Informação

40

EMENTA

Análise estatística descritiva, exploratória e preditiva. Regressão linear, regressão múltipla, clustering. Álgebra Linear. Estatística com linguagem de programação.

OBJETIVO GERAL

Propiciar ao acadêmico as informações dos conceitos e ferramentas da estatística, onde, poderá relacionar a teoria com a prática da análise de problemas que visam na tomada de decisão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer a estatística como ciência e seus métodos empregados; • Conhecer o significado e a utilização das medidas de estatística descritiva; • Aplicar a estatística relacionada as medidas de tendência central e de dispersão; • Utilizar a regressão na previsão de uma variável em relação a outra; • Extrair um modelo matemático que faça uma relação de uma variável em relação a outra com a regressão; • Reconhecer o clustering como um conjunto de técnicas que visa fazer agrupamentos automáticos de dados segundo o seu grau de semelhança; • Conhecer e utilizar a metodologia de inferência estatística; • Utilizar-se das linguagens de programação para análise de dados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Apresentações de professor e alunos. Apresentação da disciplina
Apresentação do plano de ensino

2

Análise de estatística descritiva, exploratória e preditiva
Análise de estatística descritiva
Estatística exploratória
Estatística preditiva

11

3

Regressão linear, regressão múltipla, clustering.
Regressão linear
Regressão múltipla
Clustering

10

4

Álgebra linear
Matrizes e suas operações; tipos de matrizes
Determinantes: conceito; propriedades operatórias
Sistemas lineares: conceito; operações elementares
3Espaços vetoriais: conceito; vetores no plano e no espaço; produto escalar
Transformações lineares
Autovalores e autovetores

8

5

Estatística com linguagem de programação
Análise de dados com o uso de excel;
Gráficos de análise descritiva;
Estatística descritiva: medidas de posição e de variabilidade;
resolver problemas estatísticos na prática com o uso de fórmulas no Excel
Inferência estatística: Teste de hipótese para uma amostra
Uso de software para comparação de duas médias e outra situação como teste de Tukey.

9

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Elaboração de um projeto para tomada de decisão junto a análise de dados com as ferramentas estatísticas.

Estratégias:*Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Testes de conhecimentos, atividades propostas.

HABILIDADES

Realizar e demonstrar atividades com eficácia por meio das soluções apresentadas. Articular saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação 01

1, 2, 3

15/08/2024

29/08/2024

Avaliação 02

1, 2, 3, 4, 5

2.5

10/10/2024

24/10/2024

Avaliação 03

1, 2, 3, 4, 5

2.5

14/11/2024

28/11/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARBETTA, Pedro Alberto; REIS, Marcelo Menezes; BORNIA, Antonio Cezar. Estatística para cursos de engenharia e informática. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 410 p.

2

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 455 p. (Série essencial). ISBN 9788502104167.

3

STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARA, Amilton Braio; MUSETTI, Ana Villares; SCHNEIDERMAN, Boris. Introdução à estatística. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003. 152 p. ISBN 852120320-9

2

TOLEDO, Geraldo Luciano; OVALLE, Ivo Izidora. Estatística básica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 459 p. ISBN 978-85-224-1791-9.

3

LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7.

4

5

Estatística: teoria e aplicações: usando microsoft excel em português

obs:A avaliação será Processual e Contínua, com base nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação de cada atividade acontecerá automaticamente, com uma nova entrega da mesma atividade, no prazo máximo de 7 dias após a inicial. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas serão disponibilizadas no Google sala de aula e o código será disponibilizado no grupo do WhatsApp. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações.

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura