Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Técnicas de Programação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Luciano Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Técnicas de Programação

0-19358

4

80


EMENTA

Metodologia de desenvolvimento de programas. Algoritmos em linguagem de alto nível.

Conversão. Prática de programação. Estruturas de dados. Métodos e sobrecarga. Tratamento de

erros e exceções. Depuração de código. Boas práticas. Versionamento. Pair programming.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos a desenvolverem programas utilizando metodologias de programação eficientes, implementar algoritmos em linguagens de alto nível, e adotar boas práticas de desenvolvimento. A disciplina também visa introduzir conceitos de estruturas de dados, métodos e sobrecarga, tratamento de erros e exceções, depuração de código, versionamento de software e pair programming.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender as metodologias de desenvolvimento de software e suas aplicações. Desenvolver algoritmos e traduzi-los para linguagens de programação de alto nível. Praticar a implementação de algoritmos e resolver problemas de programação. Entender e aplicar conceitos de métodos, sobrecarga e tratamento de erros. Utilizar técnicas de depuração e seguir boas práticas de programação. Implementar e colaborar em projetos de software usando sistemas de versionamento. Praticar pair programming como método de desenvolvimento colaborativo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Apresentação da disciplina
• Apresentação do plano de ensino

1

2

• Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Programas

• Conceitos Básicos de Desenvolvimento de Software e Metodologias Ágeis
o Ciclo de vida do desenvolvimento de software.
o Modelos de desenvolvimento (Cascata, Ágil, etc).
o Scrum, Kanban, Extreme Programming (XP).

• Conceitos Ferramentas de Gerenciamento de Projetos e Planejamento
o Ferramentas como JIRA, Trello, Asana.
o Especificação de requisitos.

• Uso adequado das ferramentas de inteligência artificial.

7

3

• Algoritmos em Linguagem de Alto Nível e Prática de programação

• Fundamentos de Algoritmos e Estruturas de Controle
o Lógica de programação.
o Condicionais, laços de repetição.

• Funções e Procedimentos e Estruturas de Dados Básicas
o Declaração, escopo, parâmetros e retorno.
o Arrays, listas, pilhas e filas.

• Algoritmos de Busca e Ordenação
o Busca linear, binária.
o Ordenação por seleção, inserção, bolha e merge sort.

22

4

• Métodos, Sobrecarga, Conversões, Tratamento Exceções e Prática de Programação

• Métodos e Procedimentos
o Definição, uso e importância.
o Sobrecarga de métodos: conceitos e exemplos práticos.

• Tratamento de Exceções
o Tipos de exceções.
o Blocos try, catch e finally.
o Estratégias de recuperação e prevenção de erros.

• Conversões
o Implícitas.
o Explicitas.

22

5

• Depuração de Código, Boas Práticas e Prática de programação

• Técnicas de Depuração
o Uso de depuradores, pontos de interrupção.
o Rastreamento e análise de código.

• Boas Práticas de Programação e Documentação de Código
o Padrões de código, nomeação de variáveis, modularização.
o Comentários, geração de documentação automática.

12

6

• Versionamento de Código e Pair Programming

• Introdução ao Versionamento e Ferramentas de Controle de Versão
o Conceitos de versionamento, histórico e repositórios.
o Git: comandos básicos, branches, merges.

• Colaboração em Projetos
o GitHub, GitLab, Bitbucket.
o Prática de colaboração.

• Pair Programming
o Conceitos, vantagens e desvantagens.
o Prática de pair programming.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:ARS, AGM, AGC, AEX, APE, ARM, ED, EX, EC


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento de pequenos programas ao longo do semestre. Avaliações intermediárias e finais sobre os conteúdos abordados.

HABILIDADES

Capacidade de resolução das atividades propostas e qualidade das implementações realizadas.

ATITUDES

Pontualidade e frequência em aula, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02

todas

x

x

x

4.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03

todas

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEITEL, H. M. C#: como programar. São Paulo: Pearson Education, 2006.

2

DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

3

SCHILDT, Herbert. Java para iniciantes. 6. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603376.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FURGERI, Sérgio. Java 8, ensino didático: desenvolvimento e implementação de aplicações. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536519340.

2

STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591

3

PREISS, Bruno R.; GOUVÊA, Elizabeth Ferreira. Estrutura de dados e algoritimos: Padrões de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 566 p. ISBN 853520693-0

4

MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410

5

PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de programação e estruturas de dados: com aplicações em Java. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 254 p. ISBN 8587918826

obs:A Avaliação 2 será processual e contínua, baseada nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação dessa atividade ocorrerá automaticamente com uma nova entrega no prazo máximo de 7 dias após o prazo inicial estipulado. Aulas remotas síncronas poderão ser realizadas sempre que julgadas necessárias para o bom andamento da disciplina, sem exceder os 40% definidos no PPC. Os materiais da disciplina e as atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, e o código da turma será compartilhado via grupo de WhatsApp. A frequência deverá ser registrada pelo(a) aluno(a) presencialmente, no momento da chamada durante a aula. A ausência do(a) aluno(a) deverá ser justificada e protocolada conforme as resoluções da universidade.

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