PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório I |
0-20162 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Observação participante em ambientes educacionais. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque na observação participante em ambientes educacionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Compreender o estágio curricular obrigatório nas dimensões pedagógica e legal. 2- Contextualizar a história de formação de professores no Brasil. 3- Estabelecer relações com a observação participante, planejamento, registro, reflexão, socialização e avaliação em ambientes educacionais. 4- Reconhecer a escola como um espaço de construção e apropriação do conhecimento, experiências, cultura e possibilidades, considerando aspectos sociais, políticos e econômicos, o contexto no qual a escola está inserida e os direitos das crianças. 5- Identificar o espaço da escola e da sala de aula, sua organização e as relações estabelecidas e as possibilidades da prática pedagógica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1- Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal. |
10 |
2 |
2-Contextualização histórica no Brasil. |
10 |
3 |
3- Saberes e fazeres da docência |
10 |
4 |
4-Construção da proposta pedagógica: observação participante em ambientes educacionais. |
40 |
5 |
5- Relatório de Estágio |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:1- Problematização, trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. 2- Pesquisa de campo e bibliográfica, estudo dirigido, seminário. 3- Intervenção na realidade educacional, campo de estágio e seminário. 4- Observações participantes na realidade campo de estágio. 5- Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
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HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo |
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ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. |
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OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Assiduidade, pontualidade e responsabilidade em relação às atividades. |
01 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
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Trabalhos individuais e em grupo |
02 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Construção da proposta pedagógica: Observação participante em ambientes educacionais |
03 e 04 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
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Relatório dessa etapa do estágio. |
05 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9 |
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2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
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3 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. 141 p. (Cadernos Pedagógicos do Liberdad) ISBN 8585819014 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. Número de chamada: 370.11 S115 |
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2 |
"PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Número de chamada: 371 P962 " |
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3 |
"PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria S. Lucina. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e " |
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4 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: Cogen. 1998. https://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/proposta-curricular-156/1998-158/formacao-docente-233/282-proposta-curricular-formacao-docente-ed-infantil-series-iniciais-640 |
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5 |
WARSHAUER, Cecília. A roda é o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Número de chamada: 371.11 W253r |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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