PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização II |
0-20161 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2- Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3- Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4- Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que o estudante está inserido. 5- Desenvolver capacidades de raciocínio, análise e visualização matemática em situações significativas. 6- Analisar e discutir de maneira crítica os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático. 7- Conhecer a origem histórica da construção dos números racionais e representá-los na forma fracionária e decimal a partir de situações de medidas para aplicar em situações de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 8- Conceituar grandezas discretas e contínuas, relacionando com as representações de números fracionários e decimais em situações de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 9- Analisar e discutir situações nas quais os estudantes utilizem o pensamento geométrico, explicando e resolvendo situações-problema do cotidiano. 10- Elaborar e reelaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre a forma e a posição dos objetos no plano e no espaço, bem como suas transformações. 11- Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção de regras para observar, contar e operar. 12- Utilizar a literatura infantil como referência para contextualização e elaboração de atividades de matemática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. REPRESENTAÇÃO DO NUMERO |
05 |
2 |
2. OPERAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA DECIMAL E RACIONAL |
5 |
3 |
3.GRANDEZAS E MEDIDAS |
10 |
4 |
4. GEOMETRIA |
10 |
5 |
5. OS JOGOS E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA. |
10 |
6 |
6- DIFERENTES LINGUAGENS. |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:1- Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisas em livros didáticos. 2- Leituras de textos previamente selecionados para debate em sala de aula. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática. 3- Uso de metodologias ativas (GO, GV, SALA DE AULA INVERTIDA. Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Problematização; leitura e interpretação coletivas; produção de recursos didáticos individual e coletivo; trabalhos em grupo. 4- Construção de plantas baixas, de figuras geométricas planas, espaciais e sólidos. 5- Pesquisas de textos da literatura infantil. Oficinas de jogos matemáticos. 6- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
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HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
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OUTRAS |
As formas de avaliação serão Integrativas e operativas. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
01 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 1 Participação, envolvimento nas atividades. Domínio dos conceitos e realização de tarefas. |
06 |
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|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 Apresentação de metodologias apropriadas às diferentes linguagens, na função subjetiva e social do registro e do discurso. |
06 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 Exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise da representação e operacionalização dos números com uso de materiais didáticos. |
01 e 03 |
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|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 4 Pesquisas e participação em oficinas de material didático pedagógico. |
04 |
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|
|
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação 5 Elaboração de atividades matemáticas utilizando os jogos e a literatura infantil. |
05 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162 |
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2 |
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 104 p. (Questões da nossa época). ISBN 852490575-1. |
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3 |
VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584290284. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. Número de chamada: 306.432 A778c |
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2 |
"FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 374.012 F866i " |
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3 |
"LEITE, Sérgio Antônio da Silva. (Org.) ; MOLINA, A.S. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. Campinas: Komedi, 2005. Número de chamada: 372.4 A385 " |
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4 |
OLIVEIRA, Marta Kohl. Organização conceitual e escolarização. In: OLIVEIRA, Marcos Barbosa de; OLIVEIRA, Marta Kohl. Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999. Número de chamada: 159.922 I62 |
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5 |
SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. Número de chamada: 305.23 E79 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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