Uniplac - Graduação - Pedagogia - Fundamentos da Didática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Didática

0-20160

2

40


EMENTA

Tendências pedagógicas. Organização espaço temporal das

atividades escolares. Propostas pedagógicas.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar reflexão sobre o papel da didática no contexto no campo da educação ao longo do seu percurso histórico até a atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Conhecer as principais tendências pedagógicas e suas implicações no processo do ensinar-aprender; b) Reconhecer a importância da organização do espaço temporal das atividades escolares; c) Compreender as principais propostas pedagógicas; d) Reconhecer a importância da pesquisa na área da didática e nas práticas pedagógicas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

O que é didática. Tendências Pedagógicas.

20

2

Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aulas expositiva e dialogada, Seminário, Aula invertida ,Trabalhos em grupo.(Google Classroom)


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

. A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Trabalho escrito

1 ,2

x

x

x

02/09/2024

Seminário sobre Didática

3

x

x

x

14/10/2024

- Prova Objetiva

1,2,3 e 4

x

x

x

18/11/2024

x

25/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994. 261 p. (Coleção magistério 2º grau. série formação do professor). ISBN 85-249-0298-1.

2

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola editora, 2005. 149 p. (Coleção Educar) ISBN 8515001810

3

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3.ed. Joinville: Universidade de Joinville, 2004. 145 p. ISBN 8587977156

2

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2000. 382 p. ISBN 85-249-0163-2.

3

RUMO a uma nova didática. 7.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995. 179 p. 146 ISBN 85-326-0434-X

4

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270.

5

SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123728.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática