PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos da Didática |
0-20160 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Tendências pedagógicas. Organização espaço temporal das atividades escolares. Propostas pedagógicas. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar reflexão sobre o papel da didática no contexto no campo da educação ao longo do seu percurso histórico até a atualidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
a) Conhecer as principais tendências pedagógicas e suas implicações no processo do ensinar-aprender; b) Reconhecer a importância da organização do espaço temporal das atividades escolares; c) Compreender as principais propostas pedagógicas; d) Reconhecer a importância da pesquisa na área da didática e nas práticas pedagógicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
O que é didática. Tendências Pedagógicas. |
20 |
2 |
Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aulas expositiva e dialogada, Seminário, Aula invertida ,Trabalhos em grupo.(Google Classroom) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
. A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Trabalho escrito |
1 ,2 |
x |
x |
x |
|
02/09/2024 |
|
|
||||
Seminário sobre Didática |
3 |
x |
x |
x |
|
14/10/2024 |
|
|
||||
- Prova Objetiva |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
|
18/11/2024 |
x |
25/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994. 261 p. (Coleção magistério 2º grau. série formação do professor). ISBN 85-249-0298-1. |
|||||||||||
2 |
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola editora, 2005. 149 p. (Coleção Educar) ISBN 8515001810 |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3.ed. Joinville: Universidade de Joinville, 2004. 145 p. ISBN 8587977156 |
|||||||||||
2 |
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2000. 382 p. ISBN 85-249-0163-2. |
|||||||||||
3 |
RUMO a uma nova didática. 7.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995. 179 p. 146 ISBN 85-326-0434-X |
|||||||||||
4 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270. |
|||||||||||
5 |
SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123728. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |