Uniplac - Graduação - Pedagogia - Processos Socioculturais Formais e Não Formais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Josilaine Antunes Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Processos Socioculturais Formais e Não Formais

0-20158

2

40


EMENTA

Educação formal e não formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento das concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais que fundamentam a educação formal e não formal, focando nas complementaridades, possibilidades e limites de ambas na contemporaneidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Demonstrar os fundamentos socioantropológico e a relevância dos processos socioculturais para a condição e o desenvolvimento humano; - Identificar as características que assemelham, distinguem a educação formal e não formal; - Caracterizar processos socioculturais formais e não formais evidenciando a educação popular na perspectiva freireana; - Identificar os diferentes lugares onde ocorrem processos socioculturais formais e não formais, com ênfase para os movimentos sociais; -Traçar o perfil do professor(a)/educador(a) popular nos processos formais e não formais; - Evidenciar a potência dos processos de educação formal e não formal para o exercício da cidadania e da democracia; - Identificar instituições e/ou organizações que desenvolvem processos socioculturais formais e não formais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1


1) Acolhimento dos estudantes. Introdução à disciplina
2) Estudo: a cultura condiciona, influencia e dinamiza os processos sociais formais e não formais.

8

2

Fundamentos socioantropológicos dos processos educativos formais e não formais. O ser humano um projeto inacabado em desenvolvimento.

4

3

1) O que é educação@p0 Ela se encontra em toda parte e em todo tempo (Carlos Rodrigues Brandão)
2) Educação Escolar e não escolar

8

4

Conceito de educação formal, não formal e informal. A compreensão da educação no seu sentido ampliado.

4

5

Os movimentos sociais, espaços privilegiados de processos socioculturais não formais.

4

6


O que a formação inicial e continuada do pedagogo tem a aprender dos movimentos sociais. A relevância da disciplina Processos Socioculturais de Educação Formal e Não Formal na estrutura curricular da Licenciatura em Pedagogia.

4

7

Referenciais teóricos e preparação para a pesquisa de campo: as três habilidades: o olhar, ouvir e escrever.

4

8

Devolutiva da pesquisa de campo por meio de vídeo ou outra modalidade de apresentação.
Encerramento das atividades. Entrega do relatório.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino/Trabalho. Exposição dialogada Textos, debates, leituras e slides. Pesquisa de campo. Orientação: roteiro, relação das instituições, organização dos grupos Apresentação dos resultados por meio de vídeo ou outra modalidade.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Produção de síntese; elaboração de relatório. Participação oral/escrita nos trabalhos desenvolvidos; discussão e reflexão das temáticas estudadas.

HABILIDADES

Capacidade de organização e sínteses, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Iniciativa, curiosidade, capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura.

ATITUDES

Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Avaliação processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, Interação com colegas e professora. Engajamento nas atividades de leitura e debate

x

x

x

1

A definir

Realização da pesquisa/trabalho de campo

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Apresentação dos resultados do trabalho de campo elaborado com organizações educativas não formais.

x

x

x

2

A definir

Produção do relatório final e autoavaliação.

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROBERTO DA MATTA. Relativizando. Editora Rocco Ltda

2

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2.

3

MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 526 p. ISBN 978-85-326-0590-0.

4

MARIA DA GLÓRIA GOHN. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E O EDUCADOR SOCIAL Atuação no desenvoçvimento de projetos sociais. São Paulo Cortez 2010

5

GOHN, MARIA DA GLÓRIA. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E CULTURA POLÍTICA. 3.ed. CORTEZ 2005


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. 128 p. (Prática pesagógica). ISBN 85-308-0376-0.

2

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002. 116 p. (Coleção primeiros passos:73). ISBN 85-11-01020-3.

3

BARROSO, Priscila Farfan; BONETE, Wilian Junior; QUEIROZ, Ronaldo Queiroz de Morais. Antropologia e cultura. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595021853.

4

MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zelia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 8. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022681.

5

OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; MELO, Débora Sinflorio da Silva; ARAÚJO, Sandro Alves de. Fundamentos de sociologia e antropologia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023826.

6

TORRES, Carlos Alberto. A política da educação não-formal na América Latina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992. 257 p.

7

GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4.ed. São Paulo: Loyola editora, 2004. 383 p. ISBN 8515015978

8

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6.ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 120 p. ISBN 852490478x

obs:

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