PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório V |
0-18297 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar vivências na realidade educacional e desenvolvimento de estágio na educação de jovens, adultos e idosos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Desenvolver vivências na realidade educacional da EJA. 2- Entender o processo educacional na realidade da EJA. 3- Compreender as diferentes práticas educacionais na realidade da EJA. 4- Manter contato com a realidade da EJA. 5- Elaborar e desenvolver o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
10 |
2 |
2. Definição do campo de estágio |
10 |
3 |
3. Acompanhamento ao processo de intervenção do projeto de estágio. |
40 |
4 |
4. Sistematização e escrita do relatório e devolução do estágio. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva. |
|||||||||||
OUTRAS |
Processual e contínua, durante as aulas. Seminário. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Assiduidade, participação e responsabilidade. |
01 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário |
02 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Planejamento |
03 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Intervenção |
03 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório final do Estágio (completo, de todos os semestres de estágio). |
04 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582178997. |
|||||||||||
2 |
FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 206 p. (Coleção formação de professores). ISBN 978-65-88717-20-2. |
|||||||||||
3 |
ROCHA, Raquel da Silva; SOUZA, Solange Góis de. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2013. ISBN 9788524920530. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. |
|||||||||||
2 |
"FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. Número de chamada: 370.71 F197f " |
|||||||||||
3 |
LIMA, Venício A. de. Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2021. Recurso online. |
|||||||||||
4 |
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível emhttp://www.sed.sc.gov.br/documentos/curriculo-base-sc/8018-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc |
|||||||||||
5 |
SOUZA, Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Ibpex, 2012. Número de chamada: 374.981 S719e |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |