PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Vinicius Bertoncini Vicenzi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Andragogia |
0-18294 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sócio-político da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver junto às estudantes do Curso de Pedagogia, saberes necessários sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) relativos aos fundamentos, lugar sócio-político, perspectivas de cidadania, papel da educadora e conhecimentos indispensáveis para a prática. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Conceituar Andragogia; • Diferenciar a educação de crianças e adolescentes da educação de adultos; • Problematizar a discussão sobre andragogia a partir do contexto brasileiro; • Aprofundar conhecimentos sobre o processo de inclusão, autonomia e cidadania; • Discutir sobre o papel da professora e os saberes indispensáveis para atuar na EJA; • Analisar as contribuições da EJA para a sociedade |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
20 |
2 |
O lugar sociopolítico da EJA. |
20 |
3 |
A EJA na perspectiva da inclusão, autonomia e |
20 |
4 |
O papel do/a educador/a na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas síncronas, expositivas e dialogadas. Rodas de conversa. Dinâmicas de grupo. Exposição de filmes. Participação em atividades institucionais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão dos conceitos relacionados aos fundamentos da Andragogia e da EJA (reflexão sobre documentário Fora de Série) |
|||||||||||
HABILIDADES |
Comparação e diferenciação críticas sobre as práticas/funções do(a) pedagogo(a) na Educação Infantil e na EJA. |
|||||||||||
ATITUDES |
Tomada de decisões conscientes e problematizadoras sobre a educação de jovens e adultos e sobre andragogia. |
|||||||||||
OUTRAS |
Prova Integrativa |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Fora de Série |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.00 |
20/08/2024 |
|
|
||||
Resumo expandido |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.00 |
27/08/2024 |
x |
01/10/2024 |
||||
Seminários |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.00 |
22/10/2024 |
|
|
||||
Ensaio |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.00 |
19/11/2024 |
x |
26/11/2024 |
||||
Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.00 |
29/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 158 p. ISBN 8521901097. |
|||||||||||
2 |
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 136 p. ISBN 8524906022 |
|||||||||||
3 |
SIQUEIRA, Antonio Rodolfo de; GUIDOTTI, Viviane. Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595020535. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online |
|||||||||||
2 |
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 129 p. ISBN 978-85-7496-350-1. |
|||||||||||
3 |
GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. Número de chamada: 374.012 G125m |
|||||||||||
4 |
PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online |
|||||||||||
5 |
SOARES, Leôncio. Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso online. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |