PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização III |
0-18284 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Entender a matemática como objeto histórico-cultural de conhecimento em aspectos que a constituem, seus usos e funções e sua linguagem. 2. Reconhecer como se adquire o conhecimento matemático através das práticas culturais em que os indivíduos estão engajados, identificando os usos sociais desse conhecimento. 3. Reconhecer como se iniciou e como vem se desenvolvendo a matemática escolar, ou matemática formal. 4. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 5. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 6. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 7. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras. 8. Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como sua prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aquisição da linguagem matemática: |
20 |
2 |
Praticas Pedagógicas de Numeralização |
20 |
3 |
Práticas Pedagógicas de alfabetização. |
20 |
4 |
Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. - Trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. - Problematização de textos contendo problemas do cotidiano e da matemática. -Leitura de textos em PDF: Artigos científicos, capítulos de livros, de revistas, etc. -Assistir e produzir vídeos apresentando sínteses propostas de práticas pedagógicas. - Pesquisar e apresentar sínteses. - Seminário e aulas expositivas utilizando recursos tecnológicos - Oficinas com elaboração de materiais didáticos contendo: Objetivos, metodologia e avaliação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
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HABILIDADES |
Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo |
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ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. |
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OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
01 |
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|
2.0 |
A definir |
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Textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise de práticas pedagógicas utilizando recursos tecnológicos. |
1 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
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Pesquisas e participação em oficinas e elaboração de material didático pedagógico. |
2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Assiduidade, pontualidade e responsabilidade em relação às atividades com a prática pedagógica. |
3 e 4 |
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|
2.0 |
A definir |
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Trabalhos individuais e em grupo sobre atividades, metodologias e estratégias para o desenvolvimento da prática pedagógica na alfabetização. |
3 e 4 |
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|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017. |
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2 |
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788551305201. |
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3 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179277. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
"KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. Número de chamada: 372.4 K89a " |
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2 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005 |
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3 |
SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes 2008. Número de chamada: 305.23 E79 |
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4 |
SMOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1997. Número de chamada: 370.15 L755 |
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5 |
SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso, 2000. Recurso online. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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