PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Educação Brasileira |
0-19338 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
História da educação no Brasil no período colonial e imperial. Estudo das lutas e movimentos sociais. Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. História da educação e da escola no Brasil republicano. Surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a discussão acerca da contextualização das práticas educacionais produzidas ao longo da História do Brasil, proporcionando um espaço para reflexão a respeito das influências do processo histórico na escolarização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a historicidade imbricada no fenômeno educativo, percebendo transições e permanências no que tange a escolarização; - Caracterizar os diversos paradigmas educacionais vivenciados nos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil; - Conhecer o surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages, identificando as várias nuances da organização escolar no país; - Ponderar a respeito das lutas travadas por movimentos sociais na área da educação, reconhecendo suas conquistas; - Operar com os conhecimentos apreendidos no semestre, analisando a contextualização histórica de práticas educacionais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. Estudo das lutas e movimentos sociais. |
16 |
2 |
História da educação no Brasil no período colonial e imperial |
28 |
3 |
História da educação e da escola no Brasil republicano. |
28 |
4 |
O surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Construção de um Webfólio |
Estratégias:Audiovisuais. Aula expositiva-dialogada. Cartaz Dramatização. Estudo dirigido em grupo. Mapa Mental. Mini escrito. Webfólio. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Analisar as influências dos processos históricos nos fenômenos pedagógicos do passado e do presente. |
|||||||||||
ATITUDES |
Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar. Envolvimento com as aprendizagens propostas ao longo da disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Cartaz |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Mini escrito I |
2 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mini escrito II |
3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mapa Mental |
4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Webfólio |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Dramatização |
2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. 290 p. ISBN 978-85-204-2840-5. |
|||||||||||
2 |
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114023. |
|||||||||||
3 |
SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788597007688. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev.atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h |
|||||||||||
2 |
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP.; Alinea, 2013. Número de chamada: 371.09 F817e |
|||||||||||
3 |
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da Colônia ao governo Lula. 2. Barueri: Manole, 2009. Recurso online |
|||||||||||
4 |
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (org.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Número de chamada: 370.9 H673 |
|||||||||||
5 |
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. Número de chamada: 370.9814 T266e |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |