PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
PROFESSOR |
Alceu Luis da Silva Martins Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Odontologia Legal |
0-18633 |
10 |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Aspectos éticos e legais da profissão. Odontologia legal, forense e deontologia. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o acadêmico do curso de odontologia à compreender a parte ética da odontologia e a importância da documentação odontológica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a importância do correto preenchimento do prontuário odontológico. - Adquirir conhecimento a cerca do relacionamento profissional e paciente. - Entender as possibilidades de trabalho do odonto-legista, como perícia, IGP e auditorias. - Adquirir conhecimento a respeito do mercado de trabalho atual. - Conhecer e entender o código de ética odontológico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à odontolegal |
2 |
2 |
Lei 5.081 |
2 |
3 |
Código de ética odontológico |
4 |
4 |
Documentação odontológica |
4 |
5 |
Atestados e receitas |
2 |
6 |
TCLE |
4 |
7 |
Auditorias e perícias |
4 |
8 |
Identificação pela arcada dentária |
4 |
9 |
Mercado de trabalho |
2 |
10 |
Marketing na odontologia |
2 |
11 |
Seminários odontológicos |
6 |
12 |
Avaliações e Recuperativas |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
44 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Fazer com que o aluno da 10ª fase se prepare adequadamente para o mercado de trabalho, tanto na parte ética, com colegas e pacientes; quanto na parte legal, através do conhecimento do código de ética odontológico, documentação odontológica, atestados, receitas e TCLE. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fazer com que o aluno da 10ª fase adquira conhecimento para realizar um adequado e completo preenchimento da documentação odontológica, receitas e atestados. |
|||||||||||
ATITUDES |
Fazer com que o aluno da 10ª fase construa o sentimento de empatia com o paciente, trabalhe em equipe, mantenha uma boa relação multiprofissional e boa postura no ambiente profissional, visando entrar no mercado de trabalho. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Assiduidade - Pontualidade - Respeito - Empatia - Ética - Boa postura |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
|
x |
|
|
3.5 |
03/09/2024 |
x |
10/09/2024 |
||||
Avaliação 2 |
|
|
|
|
3.5 |
15/10/2024 |
x |
22/10/2024 |
||||
Integrativa |
|
|
|
|
1.0 |
14/11/2024 |
|
|
||||
seminários |
|
|
|
|
2.0 |
12/11/2024 |
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
VANRELL, Jorge Paulete. Odontologia legal e antropologia forense. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. ISBN 85-277-0782-4. |
|||||||||||
2 |
SILVA, Moacyr da. Compêndio de odontologia legal. Rio de Janeiro: Medsi, 1997. 490 p. ISBN 857199146-4 |
|||||||||||
3 |
FIGUEIRA JUNIOR, Enio; MOURA, Luiz Claudio Luna de. A importância dos arcos dentários na identificação humana. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v.71, n.1 , p. 22-27, jan. 2014. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FRANÇA, Beatriz Helena Sottile; KUSS, Débora de Souza. O prontuário clínico odontológico como meio de identificação humana.. JBC, Curitiba, p.370-375. |
|||||||||||
2 |
MATSUMOTO, Andressa Keiko. Ética e deontologia. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786553560468. |
|||||||||||
3 |
SILVA, José Vitor da (org.). Bioética: visão multidimensional. São Paulo: Iátria, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788576140863. |
|||||||||||
4 |
BANDEIRA, Ana Maria Bezerra; WERNECK, Juliana Tristão; POSTORIVO, Raphaella; MEDEIROS, Urubatan Vieira de. A visão bioética do Código de Ética Odontológico Brasileiro. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v.71, n.1 , p. 53-57, jan. 2014. |
|||||||||||
5 |
BESSA, Leonardo Roscoe. O consumidor e seus direitos: ao alcance de todos. 2. ed. atual. ampl. Brasília: Brasýlia Jurýdica, 2004. 263 p. ISBN 85746231-x |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |