PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
PROFESSOR |
Iara Fiorentin Comunello Subtil |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial |
0-18631 |
10 |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Princípios de cirurgia e traumatologia. Diagnóstico e tratamento dos problemas cirúrgicos e de traumatismo bucomaxilofaciais. Medidas de urgência e emergência em pacientes traumatizados. Fraturas e lesões de faces. Diagnóstico e terapia cirúrgica de ATM. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar aos alunos de graduação o aprendizado necessário do trauma, especificamente das lesões bucofaciais, dando a visão exata, moderna, à partir do estudo do que seja um traumatismo, suas causas e efeitos, podendo assim chegar ao diagnóstico e determinar a melhor terapêutica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
O aluno deverá ser capaz de desempenhar as seguintes habilidades: - Realizar uma adequada anamnese, exame clínico, diagnóstico, prognóstico,e planejamento dos casos. - Aplicar clinicamente os ensinamentos de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. - Aplicar clinicamente os ensinamentos de terapêutica medicamentosa. - Aplicar todos os conhecimentos citados anteriormente, de forma interdisciplinar, entendendo que todos fazem parte do planejamento e execução de um plano de tratamanto adequado. -Os alunos irão auxiliar e instrumentar as cirurgias, ficando a cargo do professor realizar o papel de cirurgião. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I |
-1 |
2 |
Unidade II |
2 |
3 |
Unidade III |
3 |
4 |
Unidade IV |
|
5 |
Unidade V |
|
6 |
Unidade VI |
|
7 |
Unidade VII |
|
8 |
Unidades VIII |
|
9 |
Unidade IX |
|
10 |
Unidade X |
|
11 |
Unidade XI |
|
|
TOTAL DE HORAS |
4 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apresentação da Disciplina • Área de atuação da traumatologia buco-maxilo-facial • Medidas de urgência e emergência em pacientes traumatizados e politraumatizados • Fratura de nariz • Traumatismos faciais em crianças • Tratamento do paciente hospitalizado e Cuidados e complicações no pós-operatório • Oclusão e fixação intermaxilar • Fraturas do complexo zigomático • Prova • Fraturas de maxila (classificação, diagnóstico e tratamento) • Fraturas mandibulares • Fraturas múltiplas da face e Fraturas complexas da face • Traumatismo alvéolo-dentário e Traumatismo de tecidos moles • Prova - Prova |
|||||||||||
HABILIDADES |
A disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial será trabalhada com metodologia ativas de ensino-aprendizagem, tendo na relação professor/estudante a construção ativa do processo de ensino- aprendizagem. O processo educacional considera o conhecimento e experiências prévias, estimula a aprendizagem auto dirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Nesta disciplina, o estímulo para a aprendizagem é uma representação da realidade (problemas de papel, periódicos, gravuras, relato de casos e outros) previamente construída pela professora responsável pela disciplina e o foco da atividade é educacional. A discussão e análise da situação-problema possibilita ao estudante mobilizar as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras na busca de referência teóricas de forma integrada e articulada, para a realização do desempenho relacionado à tarefa para o semestre. |
|||||||||||
ATITUDES |
Considerações importantes: A nota mínima de aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete vírgula zero). Ao aluno que não comparecer às avaliações ou não apresentar trabalhos no prazo estabelecido será atribuída nota 0 (zero). O aluno, que por motivo de força maior e plenamente justificado, deixar de realizar avaliações previstas no plano de ensino, deverá formalizar pedido de avaliação à Chefia do Departamento de Ensino ao qual a disciplina pertence, dentro do prazo de 2 (dois) dias úteis. REVISÃO DA AVALIAÇÃO Segundo a Resolução 017/CUn/97 em seu Art. 73, é facultado ao aluno requerer ao Chefe do Departamento a revisão da avaliação, mediante justificativa circunstanciada dentro de 02 (dois) dias úteis, após a divulgação do resultado.” |
|||||||||||
OUTRAS |
3) Considerações importantes: a) A nota mínima do semestre para aprovação é 7,0 (sete). b) A frequência mínima é de 75% do total de aulas. c) As notas finais e definitivas serão arredondadas utilizando-se o sistema de arredondamento preconizado pela UNIPLAC. d) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente. e) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente. f) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensino/aprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente. g) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente. h) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz. i) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino. j) Casos omissos serão resolvidos mediante observância da legislação vigente na UNIPLAC |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
PROVA |
I |
|
|
|
4 |
21/08/2024 |
x |
A definir |
||||
PROVA |
II |
|
|
|
1 |
09/10/2024 |
|
|
||||
PROVA |
III |
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MILORO, Michael; GHALI, G. E.; LARSEN, Peter E.; WAITE, Peter D. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2.ed. São Paulo: Santos, 2013. 766p. ISBN 9788572887243 |
|||||||||||
2 |
MILORO M; WAITE PD; LARSEN PE. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de peterson. 2. Santos 2008 |
|||||||||||
3 |
ABUBAKER, A. Omar; BENSON, Kenneth J. Segredos em cirurgia bucomaxilofacial: respostas necessárias ao dia - a - dia : em rounds, na clínica, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 424 p. ISBN 8536300574 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PETERSON, Larry J. (ed.). Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 772 p ISBN 8527705745. |
|||||||||||
2 |
PETERSON, Larry J. (ed.). Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 794 p. ISBN 8535215395. |
|||||||||||
3 |
PEREIRA, Franciele Bernardi; FORNARI, Juliana. Respiração bucal: aspectos gerais e consequênciuas para o desenvolvimento maxilar. Lages: Ed. do Autor, 2004. 47 p. |
|||||||||||
4 |
GREGORET J. Ortodontia e cirurgia ortognática - diagnóstico e planejamento. Tota livraria e editora 2007 |
|||||||||||
5 |
AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS. Sant Louis: Mosby-Year Book,19---. ISSN 0889-5406. |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |