Uniplac - Graduação - Odontologia - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Iara Fiorentin Comunello Subtil


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

0-18631

10

2

40


EMENTA

Princípios de cirurgia e traumatologia. Diagnóstico e tratamento dos problemas cirúrgicos e de traumatismo bucomaxilofaciais. Medidas de urgência e emergência em pacientes traumatizados. Fraturas e lesões de faces. Diagnóstico e terapia cirúrgica de ATM.


OBJETIVO GERAL

Propiciar aos alunos de graduação o aprendizado necessário do trauma, especificamente das lesões bucofaciais, dando a visão exata, moderna, à partir do estudo do que seja um traumatismo, suas causas e efeitos, podendo assim chegar ao diagnóstico e determinar a melhor terapêutica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de desempenhar as seguintes habilidades: - Realizar uma adequada anamnese, exame clínico, diagnóstico, prognóstico,e planejamento dos casos. - Aplicar clinicamente os ensinamentos de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. - Aplicar clinicamente os ensinamentos de terapêutica medicamentosa. - Aplicar todos os conhecimentos citados anteriormente, de forma interdisciplinar, entendendo que todos fazem parte do planejamento e execução de um plano de tratamanto adequado. -Os alunos irão auxiliar e instrumentar as cirurgias, ficando a cargo do professor realizar o papel de cirurgião.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I
Traumatologia Bucomaxilofacial

• Objetivo: Dar noções gerais sobre o trauma
• Conceito, importância, situação atual, Exame clínico, Pré-operatório, condutas terapêuticas, ferimentos, introdução as fraturas faciais., revisão anatômica, classificação das fraturas de face,
• Conhecer a importância do estudo dos CTBMF e suas relações

-1

2

Unidade II
Atendimento emergencial paciente traumatizado

• Objetivo: Dar noções de atendimento pré- hospitalar aos alunos da graduação (4hs)
• ATLS. Atendimento emergencial pré- hospitalr do paciente traumatizado.
• Conhecer a importância do estudo dos CTBMF e suas relações.

2

3

Unidade III
Traumatismo dento- alveolar:

• Objetivo: Fazer o diagnóstico e tratamento do trauma dento-alveolar
• Semiotécnica no atendimento do paciente com trauma dento-alveolar, Tratamento geral das lesões traumáticas sobre os dentes. Diagnóstico e tratamento das lesões sobre os tecidos duros dentais e da polpa, das lesões do ligamento periodontal, do osso alveolar e da mucosa. Técnicas de odontossíntese.
• Identificar e tratar o trauma dental

3

4

Unidade IV
Fraturas de mandíbula

• Objetivo: Diagnóstico e tratamento das fraturas mandibulares
• Exame clínico, exame de imagens, diagnóstico, classificação e tratamento das fraturas mandibulares
• Identificar e orientar os pacientes com fraturas de mandíbula

5

Unidade V
Fraturas de Maxila e Nariz
• Objetivo: Diagnóstico e tratamento das fraturas de maxila (4hs)
• Exame clínico, exame de imagens, diagnóstico, classificação e tratamento das fraturas de maxila e do nariz
• Identificar e orientar os pacientes com fratura de face

6

Unidade VI
Fraturas do complexo zigomático-orbitário

• Objetivo: Diagnóstico e tratamento das fraturas de maxila
• Exame clínico, exame de imagens, diagnóstico, classificação e tratamento das fraturas zigomático-orbitárias
• Identificar e orientar os pacientes com fratura de face

7

Unidade VII
Fraturas complexas e panfaciais

• Objetivo: Diagnóstico e tratamento das fraturas
• Exame clinico, exame de imagens, diagnóstico, classificação e tratamento das fraturas complexas de face
• Identificar e orientar os pacientes com fratura de face

8

Unidades VIII
Tratamento Infecções odontogênicas

• Causas microbiológicas; Inserções musculares e espaço faciais primários envolvidos; Localização e progressão das infecções na maxila e mandíbula; Sinais e sintomas locais e gerais; Diagnóstico; Tratamentos vocais intra e extra bucais; Tratamento cirúrgico e tratamento geral
• Identificar e tratar as infecções.

9

Unidade IX
Tratamento cirúrgico dos cistos e tumores do complexo maxilomandibular

• Introdução. Importância clínica. Tratamento: Enucleação e Marsupialização. Apresentação de casos clínicos. Proservação.
• Identificar e tratar os cistos tumores dos maxilares

10

Unidade X
Técnicas de Biópsia e cirurgia de tecido Mole.

• Biópsia: Conceito, indicações, tipos, técnicas cirúrgicas.
• Cirurgia dos tecidos moles: Hiperplasias, tumores benignos, lesões de células gigantes, mucoceles, rânulas e sialólitos, frenectomias
• Conhecer as técnicas de cirurgia dos tecidos moles

11

Unidade XI
Exodontias

• Preservacão alveolar pós exodontia (conceitos, princípios e
biomateriais).
• Complicações pós-operatórias

 

TOTAL DE HORAS

4 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apresentação da Disciplina • Área de atuação da traumatologia buco-maxilo-facial • Medidas de urgência e emergência em pacientes traumatizados e politraumatizados • Fratura de nariz • Traumatismos faciais em crianças • Tratamento do paciente hospitalizado e Cuidados e complicações no pós-operatório • Oclusão e fixação intermaxilar • Fraturas do complexo zigomático • Prova • Fraturas de maxila (classificação, diagnóstico e tratamento) • Fraturas mandibulares • Fraturas múltiplas da face e Fraturas complexas da face • Traumatismo alvéolo-dentário e Traumatismo de tecidos moles • Prova - Prova

HABILIDADES

A disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial será trabalhada com metodologia ativas de ensino-aprendizagem, tendo na relação professor/estudante a construção ativa do processo de ensino- aprendizagem. O processo educacional considera o conhecimento e experiências prévias, estimula a aprendizagem auto dirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Nesta disciplina, o estímulo para a aprendizagem é uma representação da realidade (problemas de papel, periódicos, gravuras, relato de casos e outros) previamente construída pela professora responsável pela disciplina e o foco da atividade é educacional. A discussão e análise da situação-problema possibilita ao estudante mobilizar as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras na busca de referência teóricas de forma integrada e articulada, para a realização do desempenho relacionado à tarefa para o semestre.

ATITUDES

Considerações importantes: A nota mínima de aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete vírgula zero). Ao aluno que não comparecer às avaliações ou não apresentar trabalhos no prazo estabelecido será atribuída nota 0 (zero). O aluno, que por motivo de força maior e plenamente justificado, deixar de realizar avaliações previstas no plano de ensino, deverá formalizar pedido de avaliação à Chefia do Departamento de Ensino ao qual a disciplina pertence, dentro do prazo de 2 (dois) dias úteis. REVISÃO DA AVALIAÇÃO Segundo a Resolução 017/CUn/97 em seu Art. 73, é facultado ao aluno requerer ao Chefe do Departamento a revisão da avaliação, mediante justificativa circunstanciada dentro de 02 (dois) dias úteis, após a divulgação do resultado.”

OUTRAS

3) Considerações importantes: a) A nota mínima do semestre para aprovação é 7,0 (sete). b) A frequência mínima é de 75% do total de aulas. c) As notas finais e definitivas serão arredondadas utilizando-se o sistema de arredondamento preconizado pela UNIPLAC. d) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente. e) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente. f) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensino/aprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente. g) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente. h) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz. i) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino. j) Casos omissos serão resolvidos mediante observância da legislação vigente na UNIPLAC

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

PROVA

I

4

21/08/2024

x

A definir

PROVA

II

1

09/10/2024

PROVA

III

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MILORO, Michael; GHALI, G. E.; LARSEN, Peter E.; WAITE, Peter D. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2.ed. São Paulo: Santos, 2013. 766p. ISBN 9788572887243

2

MILORO M; WAITE PD; LARSEN PE. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de peterson. 2. Santos 2008

3

ABUBAKER, A. Omar; BENSON, Kenneth J. Segredos em cirurgia bucomaxilofacial: respostas necessárias ao dia - a - dia : em rounds, na clínica, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 424 p. ISBN 8536300574


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PETERSON, Larry J. (ed.). Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 772 p ISBN 8527705745.

2

PETERSON, Larry J. (ed.). Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 794 p. ISBN 8535215395.

3

PEREIRA, Franciele Bernardi; FORNARI, Juliana. Respiração bucal: aspectos gerais e consequênciuas para o desenvolvimento maxilar. Lages: Ed. do Autor, 2004. 47 p.

4

GREGORET J. Ortodontia e cirurgia ortognática - diagnóstico e planejamento. Tota livraria e editora 2007

5

AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS. Sant Louis: Mosby-Year Book,19---. ISSN 0889-5406.

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