PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
PROFESSOR |
Katia Busato Moccelin Derossi, Claudia de Abreu Busato, Tatiana Telo Marin |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Clínica Infantil I |
0-18622 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Terapia pulpar em dentes decíduos. Traumatismo nos dentes decíduos. Ortodontia preventiva e sua relação com a odontopediatria. Mantenedores de espaço e aparelhos preventivos. Atendimento clínico odontológico integral da criança. |
OBJETIVO GERAL |
Realizar atendimento clínico Odontopediátrico e Ortodôntico do paciente infantil enfatizando aspectos preventivos, considerando as características de desenvolvimento e controle de comportamento dos pacientes. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Comunicar-se com colegas, professores, pacientes com empatia, ética e respeito,- Utilizar as clínicas odontológicas respeitando as normas de biossegurança, - Realizar procedimentos odontológicos com rigor técnico e científico dentro dos padrões de biossegurança exigidos pelo curso de Odontologia, - Distinguir as características de desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança nas diferentes faixas etárias, - Conhecer as técnicas de controle de comportamento infantil frente ao atendimento odontológico, - Aplicar adequadamente as técnicas de controle de comportamento infantil de acordo com a situação clínica e desenvolvimento da criança, - Perceber sinais de ansiedade e medo no paciente infantil e de sua família durante as consultas odontológicas, - Realizar exame clínico e radiográfico no paciente infantil observando características individuais de cada um, - Selecionar e aplicar técnicas anestésicas para realização de procedimentos clínicos em odontopediatria com rigor técnico e científico, - Realizar procedimentos cirúrgicos simples, demonstrando conhecimento técnico, científico e respeitando o desenvolvimento da criança, - Conhecer materiais disponíveis para isolamento absoluto em odontopediatria, - Realizar isolamento absoluto em odontopediatria, seguindo rigor técnico e respeitando as características da criança. Selecionar adequadamente os materiais restauradores em odontopediatria, - Reconhecer situações de emergências odontológicas em odontopediatria, - Distinguir e comparar os dentes e as dentições decídua e permanente em aspectos diferenciais nas suas abordagens especificas para tratamentos e intervenções. -Identificar manifestações bucais de doenças sistêmicas comuns na infância, - Diagnosticar alterações patológicas e não patológicas bucais e dentais comuns em crianças, - Executar procedimento de prevenção de doenças bucais (cárie e periodontal ) na criança. -Compreender o desenvolvimento da oclusão decídua, dentadura mista e permanente. -Identificar e classificar Maloclusões dentais nas diferentes etapas do crescimento.Compreender a Classificação de Angle, Simon e Lischer em ortodontia.Saber realizar a técnica de Bandagem e Moldagem de Transferência. Reconhecer os alicates e materiais utillizados na ortrodontia preventiva bem como alguns tipos de aparelhos preventivos mais utilizados em Odontopeditria. - Conhecer e distinguir os diferentes tipos de cimentos ionoméricos e suas aplicações gerais. - Manipular adequadamente os materiais restauradores, -Identificar as atresias maxilares, apinhamentos dentais, moridas cruzadas, mordidas abertas, aparelhos preventivos básicos. -Identificar os aparelhos preventivos- expansores e disjuntores ortodônticos. -Identificar os objetivos da manutenção de espaço frente à perdas dentais precoces. Compreender as indicações das extrações seriadas e seus objetivos. -Identificar os Centros de Crescimento da Face e da maxila e mandíbula. -Compreender o mecanismo biológico do Movimento Ortodôntico, atuação das forças e suas limitações. Identificar e relacionar reabsorções dentais. -Identificar os materiais e cimentos em Ortodontia. - Identificar hábitos bucais deletérios, bem como sua etiologia, consequências e formas de tratamento, -Diagnosticar alterações oclusais na criança, - Conhecer e realizar técnicas endodônticas em dentes decíduos, - Diagnosticar e trata os tipos de traumatismo na dentição decídua |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Mordidas Cruzadas diagnostico e Classificação. Bandagem, moldagem de transferência. Materiais em Ortodontia Preventiva. |
4 |
2 |
2 Exame Clínico, diagnóstico e Plano de Tratamento. |
4 |
3 |
3 Terapêutica Medicamentosa em Odontopediatria. |
4 |
4 |
4 Atresias Maxilares, aparelhos preventivos. |
4 |
5 |
4 Atividade Clinica Extra Classe. Estudo Dirigido com revisão dos conteúdos da 7 fase e reforço dos temas do semestre. |
4 |
6 |
5 Traumatismo na dentição Decídua. |
4 |
7 |
6 Endodontia na dentição Decídua |
4 |
8 |
Prática laboratorial de dentística e endodontia em dentes decíduos |
16 |
9 |
Prática clínica de odontopediatria e ortodontia no paciente infantil |
36 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; EI - Estudo Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
DESEMPENHO TÉCNICO Refere-se à capacidade de realizar as atividades educativas, preventivas e curativas de acordo com os princípios técnicos aceitos e referendados pela comunidade científica. Teste descritivo e teste objetivo Aplicação dos conhecimentos na prática junto a comunidade |
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HABILIDADES |
1 INICIATIVA/DESPRENDIMENTO Refere-se à qualidade do estudante assumir-se em relação ao trabalho. Sem esperar ordens ou comandos, mantendo-se, entretanto, nos limites de sua competência e das regras que regem o funcionamento da equipe. Além disso, trata da busca de orientação, colocando o estudante numa postura de se apoderar do que ainda não lhe é totalmente familiar. 2 CRIATIVIDADE E POSTURA CRÍTICA Refere-se à capacidade do estudante de problematizar o serviço, questionando-o em seu fazer e em sua consequência. Diz respeito a negar-se à resignação ou a aceitação do que se faz, porque assim está definido que o seja. Refere-se à busca de explicações e ao julgamento da satisfação das respostas que lhe são dadas aos estudantes. Diz respeito à capacidade de pensar e posicionar-se, somando a iniciativa de apresentar sugestões quando considera que alguma situação pode ser corrigida ou melhorada 3. RESPEITO À TÉCNICA Execução das atividades práticas respeitando os preceitos técnicos estudados, respeitando as características individuais de cada paciente. Realizando os passos clínicos com coerência técnica de cada material e normas de biossegurança. |
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ATITUDES |
Espera-se dos acadêmicos do curso, atitudes de respeito e ética para com os pacientes, colegas e professores; participação nas atividades teórico-prática propostas; e, domínio teórico-técnico dos conteúdos exigidos para o semestre. 1. ASSIDUIDADED - diz respeito ao cumprimento da frequência estabelecida para o desenvolvimento do estágio. 2. PONTUALIDADE Refere-se à observância do horário definido para início e término da jornada de trabalho. 3. DISPONIBILIDADE Traduz a postura do estudante em colocar-se predisposto a atender as solicitações geradas durante o trabalho, sem que necessariamente tenha de ser convidado a respondê-las. 4. COMPROMETIMENTO Caracteriza o nível de compromisso com que o estudante assume as tarefas que lhe são propostas. Traduz-se por desenvolver o trabalho com satisfação, interesse e disposição para superar as dificuldades. 5. RELACIONAMENTO Identifica o tipo de papel que nas relações interpessoais o estudante assume, de forma a estabelecer um clima de cordialidade e confiança entre os membros da equipe. Traduz, também, a postura que assume com os pacientes, respeitando a dignidade e a condição de cidadãos enfermos. Por fim, a forma no trato que o estudante estabelece com pessoas ligadas direta ou indiretamente ao funcionamento dos serviços e escolas. Vincula-se à qualidade de cordialidade, gentileza, educação, respeito e condescendência às peculiaridades de cada um. |
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OUTRAS |
Avaliação do aluno frente ao atendimento nos pacientes em Clínica com ficha diária de pontuação ou nota. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Teórica 1 |
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x |
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2.5 |
12/09/2023 |
x |
03/10/2023 |
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Avaliação teórica 2 |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Integrativa |
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|
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|
1.0 |
A definir |
|
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Prática Laboratorial |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Prática Clínica |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
VELLINI-FERREIRA, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 6.ed. São Paulo: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2004. 553 p. ISBN 8574040037 |
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2 |
BONECKER, Marcelo ; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado (Org.). Fundamentos de odontologia: odontopediatria. São Paulo: Santos, 2009. 446 p. ISBN 9788572887557 |
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3 |
ASSED, Sada. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médicas, 2005. 1068 p. ISBN 85-367-0026-2. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p. |
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2 |
KRAMER, Paulo Floriani; FELDENS, Carlos Alberto. Traumatismos na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 2005. 311 p. ISBN 8572885188 |
|||||||||||
3 |
VELLINI-FERREIRA, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 6.ed. São Paulo: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2004. 553 p. ISBN 8574040037 |
|||||||||||
4 |
SCARPARO, Angela (org.). Odontopediatria: bases teóricas para uma prática clínica de excelência. Barueri: Manole, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555762808. |
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5 |
OLE FEJERSKOV & EDWINA KIDD. Cárie Dentária - A Doença e seu Tratamento Clínico. 2. Santos 2011 ISBN 9788572888608 |
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6 |
JANSON, Guilherme et al. Introdução à ortodontia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. ISBN 978-85-367-0185-1. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |