Uniplac - Graduação - Odontologia - Clínica Infantil I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Katia Busato Moccelin Derossi, Claudia de Abreu Busato, Tatiana Telo Marin


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Clínica Infantil I

0-18622

4

80


EMENTA

Terapia pulpar em dentes decíduos. Traumatismo nos dentes decíduos. Ortodontia preventiva e sua relação com a odontopediatria. Mantenedores de espaço e aparelhos preventivos. Atendimento clínico odontológico integral da criança.


OBJETIVO GERAL

Realizar atendimento clínico Odontopediátrico e Ortodôntico do paciente infantil enfatizando aspectos preventivos, considerando as características de desenvolvimento e controle de comportamento dos pacientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Comunicar-se com colegas, professores, pacientes com empatia, ética e respeito,- Utilizar as clínicas odontológicas respeitando as normas de biossegurança, - Realizar procedimentos odontológicos com rigor técnico e científico dentro dos padrões de biossegurança exigidos pelo curso de Odontologia, - Distinguir as características de desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança nas diferentes faixas etárias, - Conhecer as técnicas de controle de comportamento infantil frente ao atendimento odontológico, - Aplicar adequadamente as técnicas de controle de comportamento infantil de acordo com a situação clínica e desenvolvimento da criança, - Perceber sinais de ansiedade e medo no paciente infantil e de sua família durante as consultas odontológicas, - Realizar exame clínico e radiográfico no paciente infantil observando características individuais de cada um, - Selecionar e aplicar técnicas anestésicas para realização de procedimentos clínicos em odontopediatria com rigor técnico e científico, - Realizar procedimentos cirúrgicos simples, demonstrando conhecimento técnico, científico e respeitando o desenvolvimento da criança, - Conhecer materiais disponíveis para isolamento absoluto em odontopediatria, - Realizar isolamento absoluto em odontopediatria, seguindo rigor técnico e respeitando as características da criança. Selecionar adequadamente os materiais restauradores em odontopediatria, - Reconhecer situações de emergências odontológicas em odontopediatria, - Distinguir e comparar os dentes e as dentições decídua e permanente em aspectos diferenciais nas suas abordagens especificas para tratamentos e intervenções. -Identificar manifestações bucais de doenças sistêmicas comuns na infância, - Diagnosticar alterações patológicas e não patológicas bucais e dentais comuns em crianças, - Executar procedimento de prevenção de doenças bucais (cárie e periodontal ) na criança. -Compreender o desenvolvimento da oclusão decídua, dentadura mista e permanente. -Identificar e classificar Maloclusões dentais nas diferentes etapas do crescimento.Compreender a Classificação de Angle, Simon e Lischer em ortodontia.Saber realizar a técnica de Bandagem e Moldagem de Transferência. Reconhecer os alicates e materiais utillizados na ortrodontia preventiva bem como alguns tipos de aparelhos preventivos mais utilizados em Odontopeditria. - Conhecer e distinguir os diferentes tipos de cimentos ionoméricos e suas aplicações gerais. - Manipular adequadamente os materiais restauradores, -Identificar as atresias maxilares, apinhamentos dentais, moridas cruzadas, mordidas abertas, aparelhos preventivos básicos. -Identificar os aparelhos preventivos- expansores e disjuntores ortodônticos. -Identificar os objetivos da manutenção de espaço frente à perdas dentais precoces. Compreender as indicações das extrações seriadas e seus objetivos. -Identificar os Centros de Crescimento da Face e da maxila e mandíbula. -Compreender o mecanismo biológico do Movimento Ortodôntico, atuação das forças e suas limitações. Identificar e relacionar reabsorções dentais. -Identificar os materiais e cimentos em Ortodontia. - Identificar hábitos bucais deletérios, bem como sua etiologia, consequências e formas de tratamento, -Diagnosticar alterações oclusais na criança, - Conhecer e realizar técnicas endodônticas em dentes decíduos, - Diagnosticar e trata os tipos de traumatismo na dentição decídua


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Mordidas Cruzadas diagnostico e Classificação. Bandagem, moldagem de transferência. Materiais em Ortodontia Preventiva.

4

2

2 Exame Clínico, diagnóstico e Plano de Tratamento.

4

3

3 Terapêutica Medicamentosa em Odontopediatria.

4

4

4 Atresias Maxilares, aparelhos preventivos.

4

5

4 Atividade Clinica Extra Classe. Estudo Dirigido com revisão dos conteúdos da 7 fase e reforço dos temas do semestre.

4

6

5 Traumatismo na dentição Decídua.

4

7

6 Endodontia na dentição Decídua

4

8

Prática laboratorial de dentística e endodontia em dentes decíduos

16

9

Prática clínica de odontopediatria e ortodontia no paciente infantil

36

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; EI - Estudo Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

DESEMPENHO TÉCNICO Refere-se à capacidade de realizar as atividades educativas, preventivas e curativas de acordo com os princípios técnicos aceitos e referendados pela comunidade científica. Teste descritivo e teste objetivo Aplicação dos conhecimentos na prática junto a comunidade

HABILIDADES

1 INICIATIVA/DESPRENDIMENTO Refere-se à qualidade do estudante assumir-se em relação ao trabalho. Sem esperar ordens ou comandos, mantendo-se, entretanto, nos limites de sua competência e das regras que regem o funcionamento da equipe. Além disso, trata da busca de orientação, colocando o estudante numa postura de se apoderar do que ainda não lhe é totalmente familiar. 2 CRIATIVIDADE E POSTURA CRÍTICA Refere-se à capacidade do estudante de problematizar o serviço, questionando-o em seu fazer e em sua consequência. Diz respeito a negar-se à resignação ou a aceitação do que se faz, porque assim está definido que o seja. Refere-se à busca de explicações e ao julgamento da satisfação das respostas que lhe são dadas aos estudantes. Diz respeito à capacidade de pensar e posicionar-se, somando a iniciativa de apresentar sugestões quando considera que alguma situação pode ser corrigida ou melhorada 3. RESPEITO À TÉCNICA Execução das atividades práticas respeitando os preceitos técnicos estudados, respeitando as características individuais de cada paciente. Realizando os passos clínicos com coerência técnica de cada material e normas de biossegurança.

ATITUDES

Espera-se dos acadêmicos do curso, atitudes de respeito e ética para com os pacientes, colegas e professores; participação nas atividades teórico-prática propostas; e, domínio teórico-técnico dos conteúdos exigidos para o semestre. 1. ASSIDUIDADED - diz respeito ao cumprimento da frequência estabelecida para o desenvolvimento do estágio. 2. PONTUALIDADE Refere-se à observância do horário definido para início e término da jornada de trabalho. 3. DISPONIBILIDADE Traduz a postura do estudante em colocar-se predisposto a atender as solicitações geradas durante o trabalho, sem que necessariamente tenha de ser convidado a respondê-las. 4. COMPROMETIMENTO Caracteriza o nível de compromisso com que o estudante assume as tarefas que lhe são propostas. Traduz-se por desenvolver o trabalho com satisfação, interesse e disposição para superar as dificuldades. 5. RELACIONAMENTO Identifica o tipo de papel que nas relações interpessoais o estudante assume, de forma a estabelecer um clima de cordialidade e confiança entre os membros da equipe. Traduz, também, a postura que assume com os pacientes, respeitando a dignidade e a condição de cidadãos enfermos. Por fim, a forma no trato que o estudante estabelece com pessoas ligadas direta ou indiretamente ao funcionamento dos serviços e escolas. Vincula-se à qualidade de cordialidade, gentileza, educação, respeito e condescendência às peculiaridades de cada um.

OUTRAS

Avaliação do aluno frente ao atendimento nos pacientes em Clínica com ficha diária de pontuação ou nota.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica 1

x

2.5

12/09/2023

x

03/10/2023

Avaliação teórica 2

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

1.0

A definir

Prática Laboratorial

2.0

A definir

Prática Clínica

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

VELLINI-FERREIRA, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 6.ed. São Paulo: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2004. 553 p. ISBN 8574040037

2

BONECKER, Marcelo ; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado (Org.). Fundamentos de odontologia: odontopediatria. São Paulo: Santos, 2009. 446 p. ISBN 9788572887557

3

ASSED, Sada. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médicas, 2005. 1068 p. ISBN 85-367-0026-2.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p.

2

KRAMER, Paulo Floriani; FELDENS, Carlos Alberto. Traumatismos na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 2005. 311 p. ISBN 8572885188

3

VELLINI-FERREIRA, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 6.ed. São Paulo: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2004. 553 p. ISBN 8574040037

4

SCARPARO, Angela (org.). Odontopediatria: bases teóricas para uma prática clínica de excelência. Barueri: Manole, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555762808.

5

OLE FEJERSKOV & EDWINA KIDD. Cárie Dentária - A Doença e seu Tratamento Clínico. 2. Santos 2011 ISBN 9788572888608

6

JANSON, Guilherme et al. Introdução à ortodontia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. ISBN 978-85-367-0185-1.

obs:

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