Uniplac - Graduação - Matemática - Pesquisa e Prática Pedagógica I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica I

0-18253

2

40


EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o processo de reflexão/ação acerca da prática pedagógica, através de experiências de pesquisa na realidade escolar, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender a pesquisa como possibilidade de produção de conhecimento. - Conhecer os principais procedimentos da pesquisa em educação. - Analisar as tendências teórico-metodológicas sobre as pesquisas educacionais no Brasil; - Conhecer e estabelecer diferenças/aproximações entre pesquisa quantitativa e qualitativa; - Promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade escolar através de pesquisa da prática pedagógica; - Vivenciar situações no campo da educação com vistas à identificação de problemáticas de pesquisa; - Conhecer e utilizar normas na apresentação de trabalhos científicos com base na ABNT;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - 1 Universidade: produção e socialização do conhecimento.
1.1 Conceitos de Universidade, ciência, pesquisa, método e conhecimento.
1.1.2 A Pesquisa: princípio científico e educativo.
1.2 - Organização de trabalhos acadêmicos.
1.2.1 - Técnicas de leitura;
1.2.2 Esquema;
1.2.3 Resumo;
1.2.4 Fichamento;
1.2.5 Resenha.

14

2

UNIDADE II - 2. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências.
2.1 - Pesquisa quantitativa/qualitativa (quanti-qualitativa);
2.2 Noções de pesquisa e de ciências
2.1.2 Classificação das pesquisas;
2.2.3 Procedimentos de pesquisa;

10

3

UNIDADE III - 3. Pesquisa em educação
3.1 - Iniciação à prática de pesquisa em educação.
3.1.1 - Aproximação do aluno com a realidade escolar.
3.1.2 - Roteiro de observação;
3.1.3 - Problematização das observações realizadas.

10

4

Atividade de pesquisa (observação sistemática) nas escolas de Lages e região

06

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos; - Saída a campo; - Elaboração e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática)


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio dos conceitos. Elaborar Técnicas de leitura e estudo (Esquema, Resumo, Fichamento e Resenha). Classificar os tipos de pesquisa. Elaborar roteiros de instrumentos de coleta de dados (observação e questionário).Conhecer e utilizar Normas básicas da ABNT (citações e referências).

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

Responsabilidade em relação às tarefas individuais e de grupo. Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Compromisso, participação.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

21/11/2024

Avaliação 02 - Produção de texto (conceitos)

I

x

x

x

1.0

08/08/2024

Avaliação 03 - Elaboração de Esquema, resumo; Fichamento; Resenha.

I

x

x

x

2.0

22/08/2024

x

05/09/2024

Avaliação 04 - Prova escrita.

II

x

x

x

1.0

26/09/2024

Avaliação 05 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados

III

2.0

10/10/2024

x

17/10/2024

Avaliação 06 - Exercício sobre as normas da ABNT (citações e referências).

III

x

x

x

2.0

14/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p. ISBN 85-249-0282-5.

2

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012. 193 p. (Coleção magistério). ISBN 853080307-8.

3

SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 111 p. (Questões da nossa época). ISBN 9788524905537.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

2

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

3

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. rev. São Paulo: Paralelo, 2000.

4

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

5

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

obs:

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