Uniplac - Graduação - Matemática - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19996

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver os projetos de extensão produzidos nos semestres anteriores articulados às vivências universitárias de ensino e pesquisa, em um constante intercâmbio com a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Revisitar os projetos de extensão escritos nos semestres anteriores; - Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; - Produzir os materiais necessários para a execução dos cronogramas dos projetos; - Promover ações extensionistas ao longo do semestre conforme o perfil do curso; - Planejar, avaliar e reavaliar constantemente os projetos de extensão com vistas ao aprimoramento das práticas dos próximos semestres; - Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Definição da organização das ações do semestre;
1.2 Diálogo e reuniões com as entidades parceiras;
1.3 Mobilização e preparação dos participantes;
1.3 Planejamento do início das ações de extensão.

10

2

2.1 Desenvolvimento dos cronogramas dos projetos de extensão ao longo do semestre;
2.2 Elaboração de materiais a serem utilizados na execução dos trabalhos;

30

3

3.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão.
3.2 Avaliação e autoavaliação dos projetos de extensão;
3.3 Seminário Integrador para a socialização das experiências extensionistas do semestre.

20

 

TOTAL DE HORAS

60 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Execução das práticas extensionistas ao longo do semestre

Todas

x

x

x

5.0

A definir

Autoavaliação

Todas

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Seminário Integrador

Todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Andrea. Extensão universitária como práxis dialógica: o olhar das instituições comunitárias de educação superior brasileiras. Curitiba: CRV, 2022. 152 p. ISBN 978-85-251-4153-4.

2

OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. 166 p. ISBN 978-85-462-1846-2.

3

TAVARES, Christiane Andrade Regis; FREITAS, Katia Siqueira de. Extensão universitária: o patinho feio da academia. Jundiaí: Paco, 2016. 153 p. ISBN 978-85-462-0424-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

2

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

3

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

4

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

5

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014.

obs:

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