Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa VIII - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Rodrigo Ogliari Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa VIII

0-18229

4

80


EMENTA

Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.


OBJETIVO GERAL

Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. • Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula. • Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente tornar-se-ão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. • Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também. • Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. • Reconhecer a comunicação em língua estrangeira como processo constitutivo da evolução da humanidade. • Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. • Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da língua estrangeira.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conditional Clauses – from Zero to Third Conditionals

40

2

Reading and Listening Comprehension. Being able to tell and report a story heard.

12

3

Research project for English Culture traces on the main English speaking countries around the world. Incite the interest also on the cultural aspect of English.

16

4

Comprehension exercises on the elements used on Conditional Clauses

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliar a utilização da língua estrangeira nas várias formas que ela pode apresentar-se tanto em sala quanto fora da sala de aula. Considerar enfaticamente o interesse dos estudantes em interagir com a cultura proveniente dos países que utilizam a língua estudada como língua materna. Provas individuais, Trabalhos em duplas (escritos e orais), plataformas on-line para resolução de exercícios e gravação de vídeos.

HABILIDADES

Levar em consideração a prática de todas as habilidades envolvidas no aprendizado da Língua Estrangeira (Fala, Audição, Escrita e Leitura)

ATITUDES

Ser capaz de utilizar elementos da Língua Estrangeira. Reconhecer aspectos característicos da cultura referente à Língua a qual se estuda. Raciocinar sobre frases e sentenças na sua construção. Estar engajado no processo de aprendizado de uma Língua e uma Cultura Estrangeira. Participar ativamente das atividades remotas durante o semestre.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

2

25/11/2024

Test I

2

26/08/2024

x

09/09/2024

Test II

2

21/10/2024

x

11/11/2024

Presentation I

2

23/09/2024

x

18/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 4. Boston: Thomson Heinle, 2008. 240 p. ISBN 97814400

2

VIDAL, Aline Gomes; ABRANTES, Elisa Lima; BONAMIN, Márcia Costa. Oficina de textos em inglês avançado. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027398.

3

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

2

Cambridge Online Dictionary. Disponível em: Acesso em: 17 abr. 2023.

3

DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788584290314.

4

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948

5

VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522127818.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática