Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa VI - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Rodrigo Ogliari Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa VI

0-18217

4

80


EMENTA

 Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.

 

 


OBJETIVO GERAL

Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. -Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula. -Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. -Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também. -Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Review Present Perfect and similars. Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom.

20

2

Focus on Present and Past Perfect to widen the number of verbs and expressions being used during the exercises and activities.

20

3

Introduce the use of Passive Voice and add phrasal verbs vocabulary

20

4

Research and Presentations on foreign cultures

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível pré-avançado. Utilização de ferramentas digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão funcional e estrutural da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas de nível intermediário a avançado em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

HABILIDADES

Expressão oral e escrita em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Test I

Unit 1

x

x

x

2

26/08/2024

x

16/09/2024

Test II

Unit 2

x

x

x

2

14/10/2024

x

11/11/2024

Presentation

x

x

x

2

23/09/2024

x

18/11/2024

Integrativa

x

x

x

2

25/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495

2

ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 3. 2 ed. Canadá: Thomson Heinle, 2008. 208 p. ISBN 9781424002115

3

VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522127818.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

2

Cambridge Online Dictionary. Disponível em: Acesso em: 17 abr. 2023.

3

DAIJO, Julice. Morfologia da língua inglesa. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595021112.

4

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948

5

VIDAL, Aline Gomes; ABRANTES, Elisa Lima; BONAMIN, Márcia Costa. Oficina de textos em inglês avançado. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática