PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Rodrigo Ogliari Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa VI |
0-18217 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
OBJETIVO GERAL |
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. -Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula. -Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. -Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também. -Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Review Present Perfect and similars. Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom. |
20 |
2 |
Focus on Present and Past Perfect to widen the number of verbs and expressions being used during the exercises and activities. |
20 |
3 |
Introduce the use of Passive Voice and add phrasal verbs vocabulary |
20 |
4 |
Research and Presentations on foreign cultures |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível pré-avançado. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão funcional e estrutural da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas de nível intermediário a avançado em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão oral e escrita em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Test I |
Unit 1 |
x |
x |
x |
2 |
26/08/2024 |
x |
16/09/2024 |
||||
Test II |
Unit 2 |
x |
x |
x |
2 |
14/10/2024 |
x |
11/11/2024 |
||||
Presentation |
|
x |
x |
x |
2 |
23/09/2024 |
x |
18/11/2024 |
||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
25/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495 |
|||||||||||
2 |
ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 3. 2 ed. Canadá: Thomson Heinle, 2008. 208 p. ISBN 9781424002115 |
|||||||||||
3 |
VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522127818. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. |
|||||||||||
2 |
Cambridge Online Dictionary. Disponível em: |
|||||||||||
3 |
DAIJO, Julice. Morfologia da língua inglesa. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595021112. |
|||||||||||
4 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948 |
|||||||||||
5 |
VIDAL, Aline Gomes; ABRANTES, Elisa Lima; BONAMIN, Márcia Costa. Oficina de textos em inglês avançado. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |