Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Literatura Brasileira - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Literatura Brasileira

0-19963

4

80


EMENTA

Formação da literatura brasileira. Estudo das correntes literárias brasileiras do período colonial ao

pós-modernismo. Leitura e análise crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais,

culturais e políticos das produções literárias brasileiras. Estudo dos autores mais representativos de

cada período.


OBJETIVO GERAL

Realçar a dimensão da literatura brasileira como fator de conhecimento e humanização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os estilos de época: Era Colonial e Era Nacional contextualizados no panorama mundial. - Saber identificar as características de cada período, os principais autores e obras.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Literatura informativa
1.1. Conquista material
1.2. Textos descritivos
1.3. Valor histórico
1.4. Exaltação da terra nova
1.5. Principais autores e obras: Pero Vaz de Caminha, Gabriel Soares de Sousa, Pero de Magalhães Gândavo, José de Anchieta, Manuel da Nóbrega

10

2

Seiscentismo ou Barroco
2.1. Renascimento x Contra-Reforma
2.2. Antropocentrismo x Teocentrismo
2.3. Principais autores e obras: Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira

4

3

Setecentismo ou Arcadismo
3.1. Retomada de valores clássicos
3.2. Preocupação estética
3.3. Principais autores e obras: Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão.

6

4

Romantismo: poesia e prosa
4.1. Poesia: As três gerações – indianista, mal do século, social libertária
4.2. Principais autores e obras: Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves
4.3. Prosa: romance
4.4. Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar

10

5

Realismo: naturalismo, parnasianismo
5.1. Fim dos heróis folhetinescos
5.2. Romance realista: Machado de Assis, romance naturalista: Aluísio Azevedo
5.3. Poesia parnasiana: Olavo Bilac

6

6

Simbolismo e pré-modernismo
6.1. Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha, Graça Aranha, Lima Barreto, Monteiro Lobato.

4

7

Modernismo
7.1. 1ª Geração – 1922 – 1930: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira
7.2. 2ª Geração – 1930 – 1945: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Érico Veríssimo

16

8

Pós-modernismo
8.1. Romance de sondagem psicológica, poesia discursiva, poema concreto, poema processo. Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Mário Quintana, Millôr Fernandes e outros mais recentes.

16

 

TOTAL DE HORAS

72 h


Estratégias:ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais.

HABILIDADES

Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos.

ATITUDES

Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas.

OUTRAS

Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação – Avaliação Integrativa³

2

A definir

Avaliação 01 - Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 02-Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03- Resenha I

2

A definir

Avaliação 04- Seminário

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1988. 321 p.

2

FANTINI, Marli. Machado e Rosa: leituras críticas. Cotia: Ateliê, 2010. 506p. ISBN 9788574805085

3

MORICONI, Italo. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Editora Objetiva Ltda., 2001. 618 p. ISBN 8573023066

4

NEJAR, Carlos. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Dumará Distribuidora de Publicações Ltda., 2007. 565 p. ISBN 9788573165333


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

NICOLA, José de. Literatura brasileira : das origens aos nossos dias. 11.ed.ampl. e atual. São Paulo: Scipione, 1995. 360p.

2

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto. Literatura brasileira. 9.ed. São Paulo: Ática, 1998. 463p

3

Cadernos de literatura brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2007. 284p.

4

Cadernos de literatura brasileira : João Guimarães Rosa. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2006. 344p.

5

MALARD, Letícia. Escritos e literatura brasileira. Belo Horizonte: Comunicação, 1981. 202 p.

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática