Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Psicologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Educação

0-19316

2

40


EMENTA

História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos a compreensão das contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar, promovendo reflexões acerca de suas influências no fazer pedagógico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Distinguir as especificidades da psicologia educacional e da psicologia escolar, compreendendo historicamente suas inserções no campo da educação; 2 – Caracterizar diferentes abordagens de aprendizagem e suas influências na prática docente; 3 – Analisar as relações contemporâneas entre os campos da Psicologia e da Educação, reconhecendo a interrelação destas áreas para as teorias da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da psicologia educacional e escolar:
1.1 A natureza da Psicologia da Educação
1.2 Antecedentes históricos e filosóficos
1.3 A Concepção Inatista
1.4 A Concepção Ambientalista

6

2

Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas:
2.1 Abordagem Behaviorista
2.2 A abordagem cognitivista e o enfoque construtivista
2.3 A abordagem Histórico-Cultural e o aporte sociointeracionista
2.4 Contribuições da Psicanálise à Educação

20

3

Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação:
3.1 Abordagens Múltiplas à Inteligência
3.2 A metacognição, o pensamento criativo e o pensamento crítico
3.3 Por uma pedagogia das juventudes
3.4 Afeto, emoções, atribuições e expectativas

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Leituras prévias acerca das temáticas que problematizadas nas aulas.


Estratégias:Álbum de Aprendizagens. Aula expositiva-dialogada. Problematização. Dinâmicas. Discussões de textos. Estudo em Grupo. Microaulas. Mini escrito. Problematização.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos conceitos referentes às abordagens teóricas discutidas.

HABILIDADES

Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, no desenvolvimento de uma microaula.

ATITUDES

Disposição para a discussão e estudos em grupos.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

Álbum de Aprendizagens

2

x

x

x

2

A definir

Microaula

2

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Mini Escrito

1 e 3

x

x

x

3

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288.

2

CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. ISBN 9788589311137

3

WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educação. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2000. 568p ISBN 85-7307-621.6.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. Número de chamada: 150 B665p

2

CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Número de chamada: 370.15 C972p

3

GAMEZ, Luciano. Psicologia de educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Recurso online.

4

OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cris na (org.). Psicologia, educação e as temá cas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. Número de chamada: 370.15 P974

5

VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l

obs:.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática