Uniplac - Graduação - Jornalismo - Estágio Curricular Supervisionado - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo - Par777/17

PROFESSOR

Luiz Augusto Del Moura da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado

0-18472

10

200


EMENTA

Desenvolve estudos comunicacionais supervisionados aplicados em organizações da sociedade civil e empreendimentos comunicacionais. Práticas supervisionadas aplicadas envolvendo os conteúdos adquiridos em disciplinas específicas da área sob enfoque teórico, investigativo e de treinamento, realizadas em instituições privadas, públicas, organizações não-governamentais, comunitárias e educacionais.


OBJETIVO GERAL

O aluno será capaz identificar as questões éticas, técnicas e o planejamento que envolve a realização do estágio supervisionado. Atividades práticas no campo temático.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver as técnicas de captação e elaboração de reportagens para a instituições do terceiro setor. Conhecer e desenvolver as técnicas a serem aplicadas ao jornalismo digital em assessorias de imprensa, instituições do segmento audiovisual e outras empresas e instituições que utilizam estas ferramentas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Atividades práticas

200

 

TOTAL DE HORAS

200 h


Estratégias:Atividades individuais e coletivas, em ambiente virtual, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo, estas últimas acompanhadas pelo professor quando pertinente e possível.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos.

HABILIDADES

Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas.

ATITUDES

Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes.

OUTRAS

Comprometimento com as atividades propostas é fundamental

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1

2

04/11/2024

Avaliação 01 Relatórios prévios

2

3

11/09/2024

x

01/10/2024

Avaliação 02 relatórios finais

3

5

26/11/2024

x

03/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOCK, Sílvio Duarte. Orientação profissional: a abordagem sócio histórica. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 188 p. ISBN 8524908505

2

DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Léa. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. São Paulo: SENAC SP, 2000. 76 p. ISBN 8573591366.

3

PERELLÓ, Jorge Solivellas. Pedagogia do estágio: experiências de formação profissional. Belo Horizonte: PUC MINAS, Centro de Integração Empresa-escola, 1998. 289 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GRANEMANN, Camila; FLORIANI, Sílvia dos Santos; NUNES, Thiany Cristina da Silva; KANAN, Lilia Aparecida. Relatório de estágio básico supervisionado em organizações. Lages: Ed. do Autor, 2005. 68 p.

2

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 176 p. ISBN 8524905573

3

PERELLÓ, Jorge Solivellas. Pedagogia do estágio: experiências de formação profissional. Belo Horizonte: PUC MINAS, Centro de Integração Empresa-escola, 1998. 289 p.

4

MERCADO DE TRABALHO: conjuntura e análise. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego,.

5

DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Léa. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. São Paulo: SENAC SP, 2000. 76 p. ISBN 8573591366.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática