PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo - Par777/17 |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Empreendedorismo |
0-18466 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Análise de oportunidades de mercado. Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. Ideia de negócio. Construção do modelo de negócio. Validação do modelo de negócio. Estruturação da empresa. Criação do mínimo produto viável. Validação do mínimo produto viável. Apresentação do negócio para parceiros e/ou investidores. Fontes de recursos e investimentos. Questões legais e contábeis para o início de um negócio. comparadores e contadores. Blocos aritméticos. Blocos de relógio de tempo real. |
OBJETIVO GERAL |
Estimular o empreendedorismo, tanto como método de aprendizado, como opção profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar oportunidades de negócios nas áreas do jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Apresentar métodos e ferramentas para análise de mercado, entendimento do consumidor, geração de ideias, estruturação e validação de modelos de negócio. Preparar os acadêmicos para apresentações e conversas com potenciais investidores. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. O profissional em T. |
4 |
2 |
Análise de oportunidades de mercado. Situação do mercado de jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Ameaças e oportunidades. Ferramentas de análise de mercado: Matriz BCG, Análise SWOT e Matriz de Oceano Azul. |
20 |
3 |
Entendimento do consumidor. Geração de ideias de negócio. Ferramentas de imersão e ideação: Design Thinking e Value Proposition Design. |
20 |
4 |
Construção de um modelo de negócio. Como entregar valor para o mercado. Ferramenta de construção de modelo de negócio: Business Model Canvas. |
20 |
5 |
Formas de validação da ideia e do modelo de negócio. A importância dos protótipos na validação. Conceito de mínimo produto viável. |
4 |
6 |
Apresentação do negócio para potenciais parceiros, clientes e investidores. Técnicas para fazer um Elevator Pitch. |
8 |
7 |
Fontes de recursos e investimentos. Estruturação da empresa. Questões legais e contábeis para o início de um negócio. |
1 |
|
TOTAL DE HORAS |
77 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência. Pontualidade. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
2, 3, 4 |
x |
x |
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
Todas |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LAVINGIA, Sahil. O empreendedor minimalista: como grandes empresários fazem mais com menos. São Paulo: Grupo Almedina, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786587019390. |
|||||||||||
2 |
SANTOS, Suênya Freire do Monte. Modelos de negócios sustentáveis. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881582. |
|||||||||||
3 |
DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052076. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
25 ferramentas de gestão: inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras. |
|||||||||||
2 |
TIM BROWN. Design thinking: uma metodologia poderos para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro Campus 2010 ISBN 9788535238624 |
|||||||||||
3 |
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028089. |
|||||||||||
4 |
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458. |
|||||||||||
5 |
ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |