Uniplac - Graduação - Jornalismo - Empreendedorismo - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo - Par777/17

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Empreendedorismo

0-18466

4

80


EMENTA

Análise de oportunidades de mercado. Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. Ideia de negócio. Construção do modelo de negócio. Validação do modelo de negócio. Estruturação da empresa. Criação do mínimo produto viável. Validação do mínimo produto viável. Apresentação do negócio para parceiros e/ou investidores. Fontes de recursos e investimentos. Questões legais e contábeis para o início de um negócio. comparadores e contadores. Blocos aritméticos. Blocos de relógio de tempo real.


OBJETIVO GERAL

Estimular o empreendedorismo, tanto como método de aprendizado, como opção profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar oportunidades de negócios nas áreas do jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Apresentar métodos e ferramentas para análise de mercado, entendimento do consumidor, geração de ideias, estruturação e validação de modelos de negócio. Preparar os acadêmicos para apresentações e conversas com potenciais investidores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. O profissional em T.

4

2

Análise de oportunidades de mercado. Situação do mercado de jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Ameaças e oportunidades. Ferramentas de análise de mercado: Matriz BCG, Análise SWOT e Matriz de Oceano Azul.

20

3

Entendimento do consumidor. Geração de ideias de negócio. Ferramentas de imersão e ideação: Design Thinking e Value Proposition Design.

20

4

Construção de um modelo de negócio. Como entregar valor para o mercado. Ferramenta de construção de modelo de negócio: Business Model Canvas.

20

5

Formas de validação da ideia e do modelo de negócio. A importância dos protótipos na validação. Conceito de mínimo produto viável. 

4

6

Apresentação do negócio para potenciais parceiros, clientes e investidores. Técnicas para fazer um Elevator Pitch.

8

7

Fontes de recursos e investimentos. Estruturação da empresa. Questões legais e contábeis para o início de um negócio.

1

 

TOTAL DE HORAS

77 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Pontualidade. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

Avaliação 1

2, 3, 4

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação 2

Todas

x

x

x

5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LAVINGIA, Sahil. O empreendedor minimalista: como grandes empresários fazem mais com menos. São Paulo: Grupo Almedina, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786587019390.

2

SANTOS, Suênya Freire do Monte. Modelos de negócios sustentáveis. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881582.

3

DORNELAS, José. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio. 2. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052076.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

25 ferramentas de gestão: inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras.

2

TIM BROWN. Design thinking: uma metodologia poderos para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro Campus 2010 ISBN 9788535238624

3

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028089.

4

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458.

5

ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática