Uniplac - Graduação - Jornalismo - Jornalismo Digital - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Claudia Regina Pavão Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Jornalismo Digital

0-19942

4

80


EMENTA

Mídias digitais. Fundamentos teóricos e técnicos da construção da informação na internet.

História do jornalismo digital. Características do jornalismo digital: linguagens e rotinas. Ferramentas

em jornalismo digital. A relação imagem-som-texto no jornalismo digital. Perspectivas e tendências

no jornalismo digital.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar os alunos de jornalismo com conhecimento técnico sobre como utilizar a Internet para publicar informação. Capacitá-lo para desempenhar as principais funções profissionais e técnicas com o Jornalismo Digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer a história do Jornalismo Digital no mundo e no Brasil. 2. Definição do conceito de Portal. Entender a virtualização do texto, o virtual e o atual, no Ciberespaço. 3. Como escrever em web. O Hipertexto e algumas interfaces da escrita. 4. Discutir ética jornalística como dever e consenso nas redes, diante dos modelos de Jornalismo Digital. 5. Proporcionar o conhecimento das habilidades necessárias para o exercício da função de repórter on-line. 6. Compreender as fases de produção de uma reportagem on-line, desde a coleta de informações, gravação de entrevistas, redação de texto até a edição final da matéria. 7. Entender a instantaneidade da Internet, aprender as técnicas de edição de hipertexto. 8. Instantaneidade, Interatividade, Memória, Multimidialidade, Hipertextualidade e Personalização. 9. Analisar a relação das mídias impressa e eletrônica (Rádio e TV) tradicionais na influência do Jornalismo On-Line. 10. Fazer uma primeira abordagem e provocar a relexão sobre a Inteligência Artificial no Jornalismo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade 1 – A Internet e o Jornalismo Digital
1.1. Contextualização: surgimento e história da internet no Brasil e Mundo
1.2. Surgimento e história do jornalismo digital
1.3. As cinco gerações do Jornalismo na Internet

20

2

Unidade 2 – Características do Jornalismo na Internet
2.1. O desenvolvimento tecnológico e a convergência das mídias
2.2. Características do Jornalismo na Internet
2.3. Tendências do jornalismo brasileiro na web.
2.4. A interatividade como ferramenta do jornalismo digital

20

3

Unidade 3 – Características da notícia na Internet
3.1. Informação e notícia na internet
3.2. O texto na internet
3.3. Link; Hiperlink; Hipertexto; Hipermídia; Multimídia
3.4. Características das reportagens para mídias digitais
3.5. Produção de reportagem on-line: coleta de informações, gravação de entrevistas, redação de texto e edição final.

20

4

Unidade 4 – Inteligência Artificial no Jornalismo
4.1. O que é IA
4.2. Breve história da IA
4.3. Quais as possibilidades da IA para o Jornalismo
4.5. Ética e IA no Jornalismo

20

5

Unidade 5 – Portais de notícia
4.1. Definição do conceito de Portal
4.2. Montando um website: técnicas básicas
4.3. Noções de produção jornalística na web - home page.
4.5. Produção e manutenção de site.

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aulas expositivas, discussões em sala de aula, produção prática orientada.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Será avaliado o processo de apropriação do conhecimento em relação aos conteúdos apresentados e discutidos.

HABILIDADES

Será avaliada a capacidade de argumentação, síntese, reflexão, expressão oral e desenvoltura para apresentação de seminários.

ATITUDES

Será avaliada a iniciativa, participação em sala, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, comprometimento e respeito com os colegas.

OUTRAS

Participação nas atividades é fundamental

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova Integrativa

Todas

2

A definir

Avaliação 1

1

A definir

Avaliação 2

2

A definir

x

A definir

Avaliação 3

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 4

2.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora contexto, 2012. 128p. ISBN 9788572442428

2

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. 2.ed. rev e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. 225p. ISBN 9788535212266

3

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 239p. ISBN 9788521617754


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo Web: produção e edição de notícias on-line. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Senac, 2007. 280p. ISBN 9788573595611

2

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em "tempo Real" - O Fetiche da Velocidade. ISBN 8571062463

3

RODRIGUES, Carla. Jornalismo on-line: modos de fazer. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2009. 214p. ISBN 9788520505397

4

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 240p. ISBN 9788524915567.

5

SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2007. 254p. ISBN 9788537800287

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática