PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Claudia Regina Pavão Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Jornalismo Digital |
0-19942 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Mídias digitais. Fundamentos teóricos e técnicos da construção da informação na internet. História do jornalismo digital. Características do jornalismo digital: linguagens e rotinas. Ferramentas em jornalismo digital. A relação imagem-som-texto no jornalismo digital. Perspectivas e tendências no jornalismo digital. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar os alunos de jornalismo com conhecimento técnico sobre como utilizar a Internet para publicar informação. Capacitá-lo para desempenhar as principais funções profissionais e técnicas com o Jornalismo Digital. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer a história do Jornalismo Digital no mundo e no Brasil. 2. Definição do conceito de Portal. Entender a virtualização do texto, o virtual e o atual, no Ciberespaço. 3. Como escrever em web. O Hipertexto e algumas interfaces da escrita. 4. Discutir ética jornalística como dever e consenso nas redes, diante dos modelos de Jornalismo Digital. 5. Proporcionar o conhecimento das habilidades necessárias para o exercício da função de repórter on-line. 6. Compreender as fases de produção de uma reportagem on-line, desde a coleta de informações, gravação de entrevistas, redação de texto até a edição final da matéria. 7. Entender a instantaneidade da Internet, aprender as técnicas de edição de hipertexto. 8. Instantaneidade, Interatividade, Memória, Multimidialidade, Hipertextualidade e Personalização. 9. Analisar a relação das mídias impressa e eletrônica (Rádio e TV) tradicionais na influência do Jornalismo On-Line. 10. Fazer uma primeira abordagem e provocar a relexão sobre a Inteligência Artificial no Jornalismo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade 1 – A Internet e o Jornalismo Digital |
20 |
2 |
Unidade 2 – Características do Jornalismo na Internet |
20 |
3 |
Unidade 3 – Características da notícia na Internet |
20 |
4 |
Unidade 4 – Inteligência Artificial no Jornalismo |
20 |
5 |
Unidade 5 – Portais de notícia |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Aulas expositivas, discussões em sala de aula, produção prática orientada. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação do conhecimento em relação aos conteúdos apresentados e discutidos. |
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HABILIDADES |
Será avaliada a capacidade de argumentação, síntese, reflexão, expressão oral e desenvoltura para apresentação de seminários. |
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ATITUDES |
Será avaliada a iniciativa, participação em sala, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, comprometimento e respeito com os colegas. |
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OUTRAS |
Participação nas atividades é fundamental |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Prova Integrativa |
Todas |
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2 |
A definir |
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Avaliação 1 |
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1 |
A definir |
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Avaliação 2 |
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|
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 |
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2.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 4 |
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|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora contexto, 2012. 128p. ISBN 9788572442428 |
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2 |
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. 2.ed. rev e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. 225p. ISBN 9788535212266 |
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3 |
PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 239p. ISBN 9788521617754 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo Web: produção e edição de notícias on-line. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Senac, 2007. 280p. ISBN 9788573595611 |
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2 |
MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em "tempo Real" - O Fetiche da Velocidade. ISBN 8571062463 |
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3 |
RODRIGUES, Carla. Jornalismo on-line: modos de fazer. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2009. 214p. ISBN 9788520505397 |
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4 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 240p. ISBN 9788524915567. |
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5 |
SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2007. 254p. ISBN 9788537800287 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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