Uniplac - Graduação - Jornalismo - Assessoria de Imprensa II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Luiz Augusto Del Moura da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Assessoria de Imprensa II

0-19940

4

80


EMENTA

Análise de mídia. Relatórios de avaliação. Coletivas de imprensa. Reflexão sobre a profissão e a ética

no trabalho do assessor. Entrevistas coletivas e individuais. Gerenciamento de crise. Estratégias para

lidar com os jornalistas e a mídia em geral. Media Trainning. Assessoria de imprensa e mídias digitais

(desafios e oportunidades). Manual de assessoria de imprensa. Princípios da extensão universitária.

Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil

do egresso.


OBJETIVO GERAL

Apanhado geral sobre Jornalismo Institucional e Assessoria de Imprensa. Serão abordados desde os conceitos, passando por questões práticas como os serviços oferecidos, até mesmo a realização de contratos para prestação de serviços, fornecendo ao aluno todos os subsídios necessários para o desenvolvimento de trabalhos na área de comunicação institucional e assessoria de imprensa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o aluno ao planejamento, produção, captação, redação, edição e tendências de assessoria de imprensa no Brasil, com ênfase nas novas plataformas jornalísticas. Possibilitar a prática extensionista para o acadêmico


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Terceirização de serviços. Contratos, custos, gastos e investimentos.
Planejamento e montagem de um plano de assessoria de imprensa.
Agir ético dentro e fora das assessorias de imprensa. Código de Ética;
Planejamento, planos e projetos para comunicação organizacional;
- Implantando e administrando uma assessoria de imprensa;

20

2

- Rotinas produtivas (Captação e redação de textos jornalísticos; Produção de matérias).
- Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa (mailing-list, release, workshops, media training, press-kit, sugestão de pauta, nota oficial, comunicado, follow-up, entrevistas coletivas/exclusivas, atendimento à imprensa, artigos, apoio a eventos, arquivo, capacitação dos jornalistas, concurso de reportagem, site, visitas dirigidas, clipping, relatórios, mensuração de resultados);

60

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aulas expositivas; atividades individuais e coletivas, em sala de aula, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo, estas últimas acompanhadas pelo professor quando pertinente e possível. Leitura e análise de textos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos

HABILIDADES

Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas.

ATITUDES

Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes.

OUTRAS

A participação na prática extensionista do acadêmico

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova Integrativa

1

2

04/11/2024

Prova

2

2

23/09/2024

x

08/10/2024

A definir

Pratica 2

4

3

26/11/2024

x

10/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2011. 444p. ISBN 9788522463619

2

FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 6.ed.rev. e atual. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2009. 157p. ISBN 9788532305282

3

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: Conceitos estragéias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1986. 182 p. (Novas Buscas Em Comunicação) 7237


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Marketing político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 87 p. (Novas Buscas Em Comunicação) 19571

2

BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520447437.

3

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520446430.

4

MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Editora contexto, 2015. 121p. ISBN 9788572442800

5

CARVALHO, Cláudia. Manual prático de assessoria de imprensa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009. 42p. ISBN 9788535235530.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática