PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Assessoria de Imprensa II |
0-19940 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Análise de mídia. Relatórios de avaliação. Coletivas de imprensa. Reflexão sobre a profissão e a ética no trabalho do assessor. Entrevistas coletivas e individuais. Gerenciamento de crise. Estratégias para lidar com os jornalistas e a mídia em geral. Media Trainning. Assessoria de imprensa e mídias digitais (desafios e oportunidades). Manual de assessoria de imprensa. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Apanhado geral sobre Jornalismo Institucional e Assessoria de Imprensa. Serão abordados desde os conceitos, passando por questões práticas como os serviços oferecidos, até mesmo a realização de contratos para prestação de serviços, fornecendo ao aluno todos os subsídios necessários para o desenvolvimento de trabalhos na área de comunicação institucional e assessoria de imprensa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Capacitar o aluno ao planejamento, produção, captação, redação, edição e tendências de assessoria de imprensa no Brasil, com ênfase nas novas plataformas jornalísticas. Possibilitar a prática extensionista para o acadêmico |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Terceirização de serviços. Contratos, custos, gastos e investimentos. |
20 |
2 |
- Rotinas produtivas (Captação e redação de textos jornalísticos; Produção de matérias). |
60 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas; atividades individuais e coletivas, em sala de aula, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo, estas últimas acompanhadas pelo professor quando pertinente e possível. Leitura e análise de textos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. |
|||||||||||
OUTRAS |
A participação na prática extensionista do acadêmico |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova Integrativa |
1 |
|
|
|
2 |
04/11/2024 |
|
|
||||
Prova |
2 |
|
|
|
2 |
23/09/2024 |
x |
08/10/2024 |
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Pratica 2 |
4 |
|
|
|
3 |
26/11/2024 |
x |
10/12/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2011. 444p. ISBN 9788522463619 |
|||||||||||
2 |
FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 6.ed.rev. e atual. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2009. 157p. ISBN 9788532305282 |
|||||||||||
3 |
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: Conceitos estragéias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1986. 182 p. (Novas Buscas Em Comunicação) 7237 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Marketing político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 87 p. (Novas Buscas Em Comunicação) 19571 |
|||||||||||
2 |
BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520447437. |
|||||||||||
3 |
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520446430. |
|||||||||||
4 |
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Editora contexto, 2015. 121p. ISBN 9788572442800 |
|||||||||||
5 |
CARVALHO, Cláudia. Manual prático de assessoria de imprensa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009. 42p. ISBN 9788535235530. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |