PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Claudia Regina Pavão Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Redação Jornalística II |
0-19309 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Produção de material jornalístico com empregos das técnicas de texto informativo, interpretativo, opinativo, de personagem e de grande reportagem. O texto opinativo nas crônicas, artigos, resenhas críticas e revistas. O jornalismo investigativo e suas diretrizes. A segunda fase das teorias da comunicação aplicada às redações. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o discente a desenvolver as habilidades técnicas necessárias de texto conforme o público e contextos específicos para o desempenho de suas funções de jornalista em sua rotina como profissional da área dos diferentes meios de comunicação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Proporcionar aos acadêmicos a preparação teórica e a prática de apuração das informações, pesquisa de campo e produção para a elaboração dos diversos tipos de textos jornalísticos (informativo, interpretativo e opinativo) aplicados aos meios impressos. 2. Promover a reflexão sobre os modelos de jornalismo tradicionais e narrativas outras. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de aula; conhecimento da turma, revisão do conteúdo de Redação I e primeiros momentos da disciplina |
4 |
2 |
Perspectivas da narrativa jornalística: ao básico; acontecimento, características, gêneros, formatos |
28 |
3 |
O texto jornalístico: notícia e lead, tratamento de informações, pauta, apuração, produção e edição, técnicas de redação (perfil, reportagem, etc.) |
28 |
4 |
Discussão e produção de exercícios e trabalhos |
16 |
5 |
Balanço final da disciplina e avaliação dos resultados |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas, com recursos multimídias, debates sobre as temáticas propostas para cada um dos encontros, com base nas leituras indicadas e na análise de casos. Produção orientada de reportagens. Atividades práticas individuais e/ou em grupos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação nas atividades. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
2 |
31/10/2023 |
|
|
||||
Português Básico |
|
|
|
|
2 |
07/08/2023 |
|
|
||||
Prova |
3 |
|
|
|
2 |
25/09/2023 |
|
|
||||
Apresentação trabalho |
4 |
|
|
|
2 |
23/10/2023 |
|
|
||||
Recuperação |
5 |
|
|
|
0 |
20/11/2023 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Editora contexto, 2010. 167p. ISBN 9788572442111 |
|||||||||||
2 |
PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas, exercícios. São Paulo: Publifolha, 2014. 336p. ISBN 9788574029115 |
|||||||||||
3 |
LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1989. 187p. ISBN 8532303544. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual |
|||||||||||
2 |
Técnicas de redação em Jornalismo: o texto da notícia |
|||||||||||
3 |
RUDIN, Richard. Introdução ao Jornalismo: Técnicas Essenciais e Conhecimentos Básicos. Editora Roca Ltda. 2008 |
|||||||||||
4 |
A apuração da notícia: métodos de investigaçA opinião no jornalismo brasileiroão na imprensa |
|||||||||||
5 |
MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 1985. 166 p |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |