Uniplac - Graduação - Administração - Inteligência de Dados e Tomada de Decisão - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par24/21 - EC5

PROFESSOR

Juliana Aparecida Piccoli Branco

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Inteligência de Dados e Tomada de Decisão

0-19077

40

EMENTA

Introdução à ciência de dados. Fundamentos básicos de Big Data, Analytics e Inteligência Artificial. Ferramentas e metodologias para a visualização e análise de dados e informações. Alinhamento entre inteligência de dados e objetivos organizacionais. A evolução do processo decisório no contexto da análise de dados.

OBJETIVO GERAL

Ao término da disciplina o aluno deverá compreender a transformação digital e o valor dos dados na formulação de estratégias e na tomar decisões. Também deverá estar apto a propor ações voltadas a organizações data driven.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os conceitos principais de inteligência de dados, incluindo coleta, limpeza e transformação de dados. Entender a importância da análise exploratória de dados para identificar padrões, tendências e insights relevantes. Desenvolver habilidades para avaliar a qualidade e a confiabilidade dos dados. Aplicar ferramentas de visualização de dados para comunicar resultados de forma clara e eficaz.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O Egresso da disciplina deverá adquirir ou ampliar conhecimento quanto sua capacidade de escolha ou de gerenciamento da infraestrutura de tecnologia da informação objetivando vantagem competitiva, ou ainda, na solução de problemas que envolvam a gestão de dados, informações e conhecimento.

HABILIDADES

Habilidade de atenção e concentração. Clareza de ideias na produção escrita. Clareza e coerência na colocação oral.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, respeito. Evitar distrações e o uso do celular.

OUTRAS

Relacionamento interpessoal

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação Integrativa

Avaliação bimestral 1

Avaliação bimestral 2

Trabalhos

Comportamental

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Business intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605202.

2

GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligencia competitiva tempos big data: analisando informações e identificando tendências em tempo real. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788550804101.

3

GOMES, Luiz Flavio Autran Monteiro; GOMES, Carlos Francisco Simões. Princípios e métodos para tomada de decisão: enfoque multicritério. 6. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597021592.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CORREIO NETO, Jocildo Figueiredo; MARQUES, Érico Veras. Tomada de decisões gerenciais com analítica de dados: aplicações práticas com Excel. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550817101.

2

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas operacionais. 17 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 300 p. ISBN 978-85-97-01470-9.

3

YU, Abraham Sin Oih. Tomada de decisão nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2011. 1 recurso online. ISBN 978852126237.

4

5

GOMES, Carlos Francisco Simões; GOMES, Luiz Flavio. Princípios e Métodos para a tomada de decisão. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2019

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura