Uniplac - Graduação - Administração - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Kelli Aparecida Gotardo Armiliato


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19504

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover interação entre academia e comunidade, com foco em ações voltadas para o aprendizado do aluno e desenvolvimento regional, por meio de intervenções que contribuam para criação, co- criação e reconfiguração de processos e negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Promover interações entre acadêmicos; ? Realizar fóruns sobre temas emergentes; ? Estabelecer conexão com a comunidade empresarial para aproximar os alunos da realidade dos ambientes organizacionais em seus desafios e oportunidades; ? Compartilhar melhores práticas e experiências entre alunos, egressos, professores e profissio-nais do mercado; ? Propor discussões e possíveis ações voltadas à sustentabilidade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina

2

2

Planejamento e organização da atividade

2

3

Planejamento e organização da atividade

4

4

Planejamento e organização da atividade

2

5

Desenvolvimento de prática extensionista

5

6

Desenvolvimento de prática extensionista

5

7

Desenvolvimento de prática extensionista

5

8

Desenvolvimento de prática extensionista

5

9

Desenvolvimento de prática extensionista

5

10

Desenvolvimento de prática extensionista

5

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação em grupo, coerência com a proposta do projeto. Qualidade do relatório.

HABILIDADES

Trabalho em equipe, resiliência.

ATITUDES

Pontualidade, respeito aos colegas, proatividade.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

5 a 10

x

x

x

3

A definir

Avaliação II

5 a 10

x

x

x

5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785

2

CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2

3

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Ed. 205 p. (Cadernos pedagógicos do Libertad, 1) ISBN: 9788585819071.

2

SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2.

3

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1989. 207 p. 77 ISBN 85-224-1041-0

4

ZAMBONE, Alessandra Maria Sabatine et al. (org.). A extensão universitária como componente curricular. São Paulo: Metodista, 2022. 120 p. ISBN 978-65-86452-26-6.

5

REIBNITZ, Kenya Schmidt. Grupos de pesquisa: o entrelaçar do ensino, pesquisa e extensão. Texto e Contexto, Florianópolis, v.4, n.e.e., jul. 1995, p.188-190.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática