Uniplac - Graduação - Enfermagem - História da Enfermagem (DI) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Silvia Regina Moraes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Enfermagem (DI)

0-19130

2

40


EMENTA

Desenvolvimento histórico das práticas de saúde. Origem da Enfermagem. Engermagem brasileira. Evolução histórica da prática de Enfermagem no Brasil, em Santa Catarina e Região Serrana. Perfil Profissional.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a evolução histórica da enfermagem, com vistas a apreender o contexto profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o desenvolvimento histórico das práticas de saúde e de enfermagem. - Conhecer a origem da Enfermagem e o modelo Nightingale. - Apresentar e discutir sobre a evolução histórica das práticas de Enfermagem no Brasil, Santa Catarina e Região Serrana.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Acolhimento, apresentação da disciplina e contrato de trabalho. Levantamento de expectativas;
1. Enfermagem:
1.1 Áreas de atuação do profissional enfermeiro;
1.2 Especialidades do profissional enfermeiro;
1.3 Perspectivas de trabalho para o profissional enfermeiro.

06

2

2. Introdução à história geral e de saúde:
2.1 As práticas de saúde nos períodos primitivo, medieval e moderno;
2.2 Construção histórica da Saúde;
2.3 História da higiene.

04

3

3. A história do hospital como espaço terapêutico.

02

4

4. Períodos evolutivos da Enfermagem e seu contexto social:
4.1 Evolução da enfermagem nos períodos históricos;
4.2 Arte de cuidar.

06

5

5. O contexto histórico da constituição da enfermagem no Brasil:
5.1 Enfermagem no Brasil;
5.2 Contexto social da prática de enfermagem no Brasil.

04

6

6. História das mulheres - as questões de gênero na enfermagem:
6.1 Personalidades históricas da profissão;
6.1.1 Florence Nightingale;
6.1.2 Anna Nery.

06

7

7. O contexto histórico da constituição das primeiras escolas de enfermagem:
7.1 A constituição do saber em enfermagem no mundo e no Brasil;
7.2 Primeiras escolas de enfermagem no Brasil;
7.2.1 A trajetória histórica do curso de Enfermagem/UNIPLAC;
7.3 Diretrizes Curriculares do Curso de Enfermagem.
7.4 A formação interdisciplinar do enfermeiro.

06

8

8. Enfermagem profissional e histórico das entidades de classe

02

9

9. A Enfermagem da Região Serrana .

04

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conteúdos serão avaliados através de avaliações teóricas escritas, dos trabalhos em grupo, dos estudos individuais, da participação, de modo geral, nas atividades propostas na disciplina e em atividades acadêmicas propostas no semestre.

HABILIDADES

O aluno deve: Dedicar-se e participar das atividades individuais e coletivas propostas na disciplina; Agir dentro da ética, respeitando o docente e os colegas de classe; Desenvolver uma postura ética-crítica-construtiva em benefício à sua futura formação profissional; Potencializar as capacidades pessoais de criatividade e de inovação; Desenvolver habilidades de informática relacionadas ao uso do espaço virtual.

ATITUDES

Atitude ética. Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação em sala de aula e em atividades propostas no curso durante o semestre. Interesse, ética, companheirismo, sinceridade, comprometimento, cidadania.

OUTRAS

AVALIAÇÃO EM PROCESSO CRESCENTE DE APRENDIZAGEM.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6.

1.0

12/06/2024

Avaliação 01

2,3,4

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 02

5,6

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03

1,2,3,4,5,6

1.0

A definir

Avaliação 04 - Trabalho

9

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OGUISSO, Taka. Trajetória histórica e legal da enfermagem. Barueri: Editora Manole Ltda, 2005. 224 p. ISBN 8520421997

2

PADILHA, Maria Itayra; BORENSTEIN, Miriam Susskind; SANTOS, Iraci das. Enfermagem: história de uma profissão. ISBN 9788578081034

3

GEOVANINI, Telma; MOREIRA, Almerinda; DORNELLES, Soraia; MACHADO, Wiliam César Alves. História da enfermagem: versões e interpretações. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. ISBN 9788537202784


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RIZZOTTO, Maria Lúcia Frizon. História da enfermagem e sua relação com a saúde pública. Goiânia: AB editora, 1999. 99p.

2

WALDOW, Vera Regina. Cuidado humano : O resgate necessário. 3.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. 202 p.

3

CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e assistência : resgatando Florence Nightingale. 2.ed. Goiânia: AB editora, 2001. 118 p.

4

LUNARDI, Valéria Lerh. História da Enfermagem: rupturas e continuidades. Pelotas: UFPel. Editora Universitária, 1998.

5

Denise. Hegemonia médica na saúde e a enfermagem : Brasil : 1500 a 1930. São Paulo: Cortez, 1989. 156 p.

6

LIMA, Nísia Trindade(ORG.)GERSCHMAN, Silvia(ORG.)EDLER, Flávio Coelho(ORG.)SUÁREZ, Júlio Manuel(ORG.). Saúde e democracia : história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. 501p.

7

BERTOLLI FILHO, Cláudio. História da saúde pública no Brasil. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006. 71p.

obs:Leitura e fonte de pesquisa: Revista Brasileira de Enfermagem: ABEn Revista Texto & Contexto: UFSC

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