PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Arranjo e Composição I |
0-18336 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura da composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples. |
OBJETIVO GERAL |
Estudar e elaborar arranjos para diversas formações e instrumentações; |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar estruturas musicais - harmônicas, melódicas, formais, instrumentais etc. - Analisar arranjos instrumentais e vocais; - Planejar e produzir arranjos; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Instrumentação |
5 |
2 |
Técnicas de Arranjo |
4 |
3 |
Fundamentos da Composição Musical |
4 |
4 |
Elaboração de arranjos simples; |
7 |
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
|
Estratégias:Aula Expositiva Dialogada; Estudo Dirigido; Exercícios de Fixação; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando seu desempenho na aquisição do conceitos e técnicas para produção de arranjos e composições; |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Perceber estruturas harmônicas, melódicas, rítmicas e texturais; - Transpor melodias e harmonias para diferentes tonalidades e instrumentos; - Elaborar elementos musicais novos dentro de uma estrutura já existente; - Elaborar arranjos simples; |
|||||||||||
ATITUDES |
- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Arranjo de Base Rítmica |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
15/05/2024 |
x |
22/05/2024 |
||||
Arranjo |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
26/06/2024 |
x |
03/07/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Unicamp, 2000. ISBN 9788526808799. |
|||||||||||
2 |
GUEST, Ian. Arranjo: método prático. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. |
|||||||||||
3 |
SOUZA, Jusamara. Arranjos de Músicas Folclóricas. 2. Porto Alegre Sulina 2008 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALMADA, Carlos. Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações composicionais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. |
|||||||||||
2 |
BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1986. |
|||||||||||
3 |
CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. Vol 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. |
|||||||||||
4 |
ADOLFO, Antonio. Composição: uma discussão sobre o processo criativo brasileiro. Rio de Janeiro: Lumiar: 1997. |
|||||||||||
5 |
HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. Mainz (Alemanha): Irmãos Vitale, 1949. 127 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |