PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Maria Dulce de Franca |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia do Desenvolvimento Infância e Adolescência |
0-19495 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Gravidez, parto e puerpério. Infância, adolescência e juventude: transformações históricas em diferentes culturas e grupos sociais. Processo de desenvolvimento infantil e adolescente. Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Principais demandas e atuação de psicólogos sobre o desenvolvimento infantil e adolescente. Pesquisa em psicologia do desenvolvimento. |
OBJETIVO GERAL |
Avaliar riscos e potencialidades para o desenvolvimento de processos psicológicos e sua relação com o desenvolvimento da pessoa nos períodos de infância e adolescência, enfatizando os aspectos éticos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
× Definir infância, adolescência e juventude; × Caracterizar os principais aspectos do processo de desenvolvimento infantil (desde a concepção, interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...); × Identificar as principais variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que podem interferir no processo de desenvolvimento infantil e adolescente. × Possibilitar o entendimento do desenvolvimento psicológico sobre as diferentes perspectivas; × Caracterizar as principais demandas relacionadas ao processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes para intervenção profissional de psicólogos em diferentes contextos; × Identificar contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento de crianças e adolescentes em Psicologia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Infância |
40 |
2 |
Adolescência e Juventude |
24 |
3 |
Principais demandas, possibilidades de atuação de psicólogos sobre os processos do desenvolvimento infantil e adolescente em diferentes contextos |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula expositiva Palestras Seminário Trabalho em grupo Trabalho individual Aula com Recursos Multimídia Semana da Psicologia Filme Trabalho em grupo; Trabalho individual; Aula expositiva dialogada; Aula com Recurso Multimídia Aula expositiva Trabalhos em grupo Aula com Recurso Multimídia |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese. |
|||||||||||
HABILIDADES |
(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. 2 Avaliações individuais com 1 Recuperação por avaliação Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo em cada encontro. 1 Avaliação Integrativa |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1-2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4 participações |
1-2 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 200 p. ISBN 857307909-6 |
|||||||||||
2 |
KLAUS, Marshall H.; KLAUS, Phyllis H. Seu surpreendente recém-nascido. Porto Alegre: Artmed, 2001. 111 p. ISBN 8573075937 |
|||||||||||
3 |
PAPALIA, Diane E.; MARTORELL, Gabriela. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022. 768 p. ISBN 978-65-5804-012-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BEE, Helen L. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. 2 ed. São Paulo: Ática, 2008. |
|||||||||||
2 |
LOURENÇO, Benito [et al] (organizadores)—Medicina de Adolescentes, Barueri, SP: Manole, 2015. |
|||||||||||
3 |
BOCK, Mercês Bahia, Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia/ Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Loudes Trassi Teixeira – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008. |
|||||||||||
4 |
KOLLER, Silvia Helena...[et al,] (organizadores).--, Adultez emergente no Brasil: uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta; São Paulo : Vetor, 2018. |
|||||||||||
5 |
VIORST, Judith. Perdas necessárias. 37.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2010 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |