Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Infância e Adolescência - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Maria Dulce de Franca


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia do Desenvolvimento Infância e Adolescência

0-19495

4

80


EMENTA

Gravidez, parto e puerpério. Infância, adolescência e juventude: transformações históricas em

diferentes culturas e grupos sociais. Processo de desenvolvimento infantil e adolescente.

Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Principais demandas e atuação de

psicólogos sobre o desenvolvimento infantil e adolescente. Pesquisa em psicologia do

desenvolvimento.


OBJETIVO GERAL

Avaliar riscos e potencialidades para o desenvolvimento de processos psicológicos e sua relação com o desenvolvimento da pessoa nos períodos de infância e adolescência, enfatizando os aspectos éticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

× Definir infância, adolescência e juventude; × Caracterizar os principais aspectos do processo de desenvolvimento infantil (desde a concepção, interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...); × Identificar as principais variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que podem interferir no processo de desenvolvimento infantil e adolescente. × Possibilitar o entendimento do desenvolvimento psicológico sobre as diferentes perspectivas; × Caracterizar as principais demandas relacionadas ao processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes para intervenção profissional de psicólogos em diferentes contextos; × Identificar contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento de crianças e adolescentes em Psicologia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Infância
1.1 Principais aspectos do processo do desenvolvimento infantil desde a concepção (interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...).
1.2 Principais contribuições (escolas e teorias) em Psicologia para a compreensão do desenvolvimento infantil.
1.3. Principais variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que podem interferir no processo do desenvolvimento infantil.
1.4. Influências de diferentes grupos sociais (família, escola, etc.) sobre o processo do desenvolvimento infantil

40

2

Adolescência e Juventude
2.1 Conceitos: adolescência, juventude, Adultez emergente.
2.2 Principais aspectos do processo de desenvolvimento de adolescentes, jovens, Adultez emergente. (interações sociais, reações emocionais, processo de pensamento e de percepção, identidade e sexualidade, aprendizagem...)
2.3 Principais contribuições de (escolas e teorias) em Psicologia para compreensão do processo de desenvolvimento de adolescentes e jovens
2.4 Influência dos diferentes grupos sociais (família, escola, etc.) sobre o processo de desenvolvimento de adolescentes e jovens

24

3

Principais demandas, possibilidades de atuação de psicólogos sobre os processos do desenvolvimento infantil e adolescente em diferentes contextos
3.1 Principais demandas relacionadas ao processo do desenvolvimento infantil e adolescente para intervenção de psicólogos
3.2 Possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com crianças, adolescentes e jovens
3.3 Atuação dos psicólogos com crianças, adolescentes e jovens em diferentes contextos
3.4 Questões importantes para produção de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, de adolescentes e jovens (Adultez Ermergente).

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositiva Palestras Seminário Trabalho em grupo Trabalho individual Aula com Recursos Multimídia Semana da Psicologia Filme Trabalho em grupo; Trabalho individual; Aula expositiva dialogada; Aula com Recurso Multimídia Aula expositiva Trabalhos em grupo Aula com Recurso Multimídia


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese.

HABILIDADES

(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo

ATITUDES

Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais.

OUTRAS

Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. 2 Avaliações individuais com 1 Recuperação por avaliação Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo em cada encontro. 1 Avaliação Integrativa

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1-2

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 1

1

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 2

1

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 3

2

x

x

x

2

A definir

Avaliação 4 participações

1-2

x

x

x

2.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 200 p. ISBN 857307909-6

2

KLAUS, Marshall H.; KLAUS, Phyllis H. Seu surpreendente recém-nascido. Porto Alegre: Artmed, 2001. 111 p. ISBN 8573075937

3

PAPALIA, Diane E.; MARTORELL, Gabriela. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022. 768 p. ISBN 978-65-5804-012-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEE, Helen L. A criança em desenvolvimento.   9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. 2 ed. São Paulo: Ática, 2008.

2

LOURENÇO, Benito [et al] (organizadores)—Medicina de Adolescentes, Barueri, SP: Manole, 2015.

3

BOCK, Mercês Bahia, Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia/ Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Loudes Trassi Teixeira – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008.

4

KOLLER, Silvia Helena...[et al,] (organizadores).--, Adultez emergente no Brasil: uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta; São Paulo : Vetor, 2018.

5

VIORST, Judith. Perdas necessárias.   37.ed. São Paulo: Melhoramentos, 2010

obs:

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