Uniplac - Graduação - Enfermagem - Enfermagem em Saúde Coletiva (DI) - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Silvia Regina Moraes

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Enfermagem em Saúde Coletiva (DI)

0-19493

120

EMENTA

Promoção da saúde. Vigilância epidemiológica. Educação ambiental. Práticas extensionistas na

estratégia de saúde da família. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas

integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

OBJETIVO GERAL

Problematizar o processo de cuidado em enfermagem na família e comunidade, na perspectiva da saúde coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Identificar as formas de organização dos serviços de saúde a partir do reconhecimento de estrutura física, da equipe de trabalho e das relações do processo de trabalho; - Reconhecer a relação ciência e arte impressa no cuidado integral; - Fortalecer a compreensão do processo de trabalho em equipe; - Reconhecer o papel dos integrantes da equipe de enfermagem da ESF. - Desenvolver, aplicar ações e comportamentos éticos da profissão nas relações pessoais e acadêmicas; - Compreender historicamente o papel social e político do enfermeiro na promoção de saúde.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do programa da disciplina, contrato de trabalho.

Processo saúde-doença.
Determinantes Sociais de Saúde

3

Estratégia saúde da Família: vigilância a saúde/territorialização.

4

Saúde e Promoção a saúde.

12

5

Promoção de Saúde nas doenças infectocontagiosas, viroses e parasitoses.

12

Visita domiciliar.

7

Vigilância epidemiológica

8

Educação Ambiental, saneamento básico.

9

Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde (APSSS).

60

TOTAL DE HORAS

120 h

Projeto Extensão Atividades educativas em Escolas infantis. Temas: Higiene e alimentação saudável.

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; Estudo de Caso; ED Estudo Dirigido; ET Estudo de Texto; EX

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações escritas, nos debates em aula, nos trabalhos em grupo e seminário.

HABILIDADES

Escrita utilizando ideias e conceitos utilizados na disciplina. Clareza conceitual. Argumentação bem desenvolvida utilizando os conhecimentos trabalhados na disciplina. Articulação dos conhecimentos trabalhados na disciplina com outros conhecimentos. Nas Atividades práticas supervisionadas em Serviços de Saúde. A avaliação do estudante se dará de forma individualizada, mesmo durante as atividades realizadas em grupo.

ATITUDES

Serão avaliados a assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação em sala de aula, tanto voluntariamente como quando solicitado pelo professor, Participação durante as Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde, interesse, companheirismo, sinceridade, comprometimento, equilíbrio emocional em situações difíceis, respeito com todos os quais se relaciona e postura ética.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Unidades

Recuperação

Sim

Avaliação Integrativa²

1,2,3,4,5,6,7 e 8

12/06/2024

Avaliação 02

2 e 3

1.5

Avaliação 03

2.0

Avaliação 04 - seminário

1.5

Atividades Práticas de Saúde em Serviços de Saúde

Atividade Extensionistas. 20 horas

Fora

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MINAYO, Maria Cecília de Souza ; AKERMAN, Marco ; DRUMOND JÚNIOR, Marcos ; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Editora Hucitec, 2007. 871 p. ISBN 852710704x

2

CZERESNIA, Dina; MACIEL, Elvira Maria Godinho de Seixas; OVIEDO, Rafael Antonio Malagón. Os sentidos da saúde e da doença. 119p. ISBN 9788575414330

3

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. 1 recurso online. ISBN 9786557830277.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Saúde da família: uma abordagem interdisciplinar.

2

CZERESNIA, Dina. Promoção da saúde : conceitos, reflexões, tendências. Fundação Instituto Osvaldo Cruz ISBN 8575410245

3

PASQUALOTTO, Alessandro Comarú; SCHWARSBOLD, Alexandre Vargas. Doenças infecciosas : consulta rápida..

4

SILVA, Rosalina Carvalho da. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002. 300 p. ISBN 8575850075

5

Saúde pública : uma complexidade anunciada.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura