Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Computação Gráfica II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Felipe da Silva Muniz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Computação Gráfica II

0-19475

4

80


EMENTA

Modelagem tridimensional aplicada ao Design de Interiores. Representação digital do ambiente

interno. Concepção de maquete eletrônica através da utilização de formas, cores, texturas e

iluminação. Produção e edição de imagens digitais.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de representação do ambiente em três dimensões através da criação, desenvolvimento e edição de projetos de design de interiores, mobiliário e produtos para fins construtivos, executivos e de ilustração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Integrar modelos projetuais bidimensionais para produção de modelo tridimensional. - Criar, produzir e editar modelos tridimensionais através do software Sketchup. - Aplicar conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina na elaboração de modelo 3D (maquete eletrônica), através da produção de projetos de design de interiores, mobiliário e de produtos; - Aprimorar a capacidade de criação e o desenvolvimento de ideias; - Desenvolver e apurar técnicas para a elaboração de projetos; - Desenvolver habilidades de representação e interpretação de projetos. - Apresentar novas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de diferentes tarefas relacionadas ao processo de projeto. - Aproximar a teoria projetual e representação as necessidades reais de execução dos projetos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação de plano de ensino aos acadêmicos. Discussão e encaminhamentos relativos a prazos, horários e metodologia utilizada na condução da disciplina durante o semestre. Encaminhamentos diversos. Noções iniciais de utilização do software.

4

2

Iniciação ao desenho em três dimensões.

4

3

Criação, produção e edição de desenhos tridimensionais através da utilização das ferramentas do software Sketchup. Aplicação das ferramentas na utilização de projetos.

20

4

Utilização e edição de blocos. Utilização de cores e texturas. Criação e configuração de cenas, utilização de observador, criação de imagens e animação.

4

5

Layout, Elevação e Cortes. Graficação de projeto.

20

6

Ferramentas de IA aplicadas ao desenvolvimento de projetos.

8

7

Interpretação, diagramação e montagem de projetos.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – EC – Estudo de Caso; ED - EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SI – Simulação; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais sob orientações e acompanhamento do professor e avaliações práticas.

HABILIDADES

A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseadas na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto.

ATITUDES

Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas.=

OUTRAS

Desenvolvimento do acadêmico durante o semestre.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

-

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 1

2 e 3

x

x

x

1.5

06/03/2024

Avaliação 2

3 e 4

2.0

03/04/2024

x

24/04/2024

Avaliação 3

5 e 6

x

x

x

2.5

08/05/2024

x

29/05/2024

Avaliação 4

2 a 7

x

x

x

3.0

18/06/2024

Desenvolvimento

1 a 7

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FRIGERI, Sandra Rovena; CENCI JUNIOR, Carlos Alberto; ROMANINI, Anicoli. Computação gráfica. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026889.

2

CAVASSANI, Glauber. SketchUp PRO 2016: ensino prático e didático. 1. São Paulo: Erica, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788536524986.

3

CARDOSO, Wellington Prato et al. Modelagem 3D. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492694.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREEMAN, Michael. O olho do fotógrafo - Composição e design para fotografias. Porto Alegre Bookman

2

MOTA, Franciane Schreiner da et al. Modelagem digital. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492595.

3

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consultas e referência para projetos. São Paulo: GG, 2011. 304p.

4

CAMPOS NETTO, Claudia. Desenho arquitetônico e design de interiores. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519678.

5

ROTELLI, Vanderlei. Tecnologias emergentes em DI. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881575.

obs:

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