Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Linguagem Visual - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Felipe da Silva Muniz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Linguagem Visual

0-19202

4

80


EMENTA

Elementos básicos da linguagem visual e aplicações. Estudo de composições através das operações de transformação da forma bidimensional e tridimensional. Teoria da Gestalt. Introdução a Teoria da Cor. Psicologia e propriedades da cor.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação da forma, através de composições, cores e utilização de diferentes técnicas de expressão gráfica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar as técnicas de trabalho do desenho, seu conceito, regras e funções na organização visual; - Proporcionar a reflexão sobre teoria e conceitos estéticos fundamentais presentes no processo do design. - Relacionar as técnicas de composição e estética com o design de interiores; - Estimular o processo criativo e de representação, ampliando a capacidade de expressão. - Desenvolver a prática projetual por meio de exercícios que trabalhem o senso estético em inter-relação com sistemas de envio, recepção e compreensão da mensagem visual;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino, apresentação do conteúdo a ser aplicado, critérios e métodos de avaliação, considerações gerais sobre o funcionamento da disciplina.

2

2

Introdução a linguagem visual

4

3

Elementos básicos da linguagem visual: ponto, linha, plano, volume, cor, forma e suas relações.

22

4

Operações de transformação da forma

20

5

Teoria da Gestalt – leis e aplicações

8

6

Teoria da Cor – Formação das cores, relações entre cor e luz, efeitos e fenômenos relacionados a cor.

4

7

Psicologia e propriedades da cor: significados, escalas tonais, misturas, utilização e aplicação.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado através do desenvolvimento de trabalhos práticos individuais/grupo, baseados no conteúdo teórico das técnicas, a avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da capacidade do discente.

HABILIDADES

Como critério de avaliação das habilidades serão considerados: - O desenvolvimento do discente nas atividades; - A criatividade no desenvolvimento dos trabalhos; - A correta utilização das técnicas; - A capacidade de criar e desenvolver novas habilidades; - A interpretação a cerca do trabalho desenvolvido; - A aplicação e correlação do que se ensina a atividade no design de interiores.

ATITUDES

Serão utilizados como critérios para a avaliação de atitudes: - Frequência as aulas; - Relacionamento com colegas e professores; - Comprometimento e participação nas atividades propostas; - Cumprimento de prazos para a entrega dos trabalhos;

OUTRAS

Não se aplica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 01

3

x

x

x

1.0

18/03/2024

Avaliação 02

3

x

x

x

2.0

08/04/2024

x

29/04/2024

Avaliação 03

4

x

x

x

2.0

06/05/2024

x

20/05/2024

Avaliação 04

5

x

x

x

2.0

27/05/2024

x

17/06/2024

Avaliação 05

6 e 7

x

x

x

2.0

10/06/2024

x

01/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2007. 236p

2

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9.ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2009. 127 p. ISBN 8586303577

3

BANKS, Adam; FRASER, Tom. O guia completo da cor: livro essencial para a consciência das cores. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2007. 223p. ISBN 9788573595932


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MONTENEGRO, Gildo. Desenho de projetos: em arquitetura, projeto de produto, comunicação visual, design de interior. Rio de Janeiro: Ed. Edgard Blücher, 2007. 116 p. ISBN 9788521204268

2

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 351p. ISBN 9788578272586

3

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 223 p. ISBN 852120137-0.

4

MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais: sombras, insolação, axonometria. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2010. 155 p. ISBN 852120115-x.

5

JARDIM, Mariana Comerlato; RODRIGUES, Amanda Guimarães; SCOPEL, Vanessa Guerini. Expressão plástica. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027244.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática