Uniplac - Graduação - Design de Interiores - História da Arte e do Design - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Tecnologia em Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Giovani Letti

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

História da Arte e do Design

0-19201

80

EMENTA

Importância das referências culturais na formação do designer. Principais movimentos e artistas do século XIX ao XXI. Principais movimentos do design e designers dos séculos XX e XXI. O design brasileiro.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar o conhecimento sobre a história da arte e do design, fornecendo referências visuais e subsídios teóricos essenciais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar ao acadêmico visualizar o contexto do design. Proporcionar ao acadêmico compreender a evolução estética e conceitual da arte e do design. Fornecer fontes de referência de arte e design. Estimular o senso crítico e estético.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

O que é cultura@p0 A influência da cultura na sociedade. Cultura global x cultura local. A importância das referências culturais para a vida e a carreira do designer. Os clássicos. Por que consumir os clássicos.

2

Conceitos básicos de arte.
O que é arte@p1
Qual a função da arte@p2

12

3

Conceitos básicos de design.
O que é design@p3
Qual a função do design@p4

8

4

Principais movimentos e artistas do século XIX ao XXI.

24

5

Principais movimentos do design e designers dos séculos XX e XXI.

24

6

O design brasileiro.

8

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares.

Estratégias:Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Produção e apresentação de trabalhos teóricos (seminários) e práticos. Eventualmente, provas escritas e produção de texto. Será avaliada tanto a forma quanto o conteúdo dos trabalhos.

HABILIDADES

Capacidade de entendimento dos conceitos, análise crítica, apropriação e uso da teoria. Capacidade de argumentação e comunicação.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Unidades

H

Recuperação

Sim

Avaliação Integrativa

Todas

Avaliação 01

1, 2, 3

Avaliação 02

4, 5, 6

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARROSO, Priscila Farfan; NOGUEIRA, Hudson de Souza. História da arte. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595022980.

2

FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. 576p. ISBN 9788575426463.

3

SANTOS, Jana Cândida Castro dos; SOUZA, Jéssica Pinto de. História da arte e do design. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026582.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2001. 552 p. ISBN 857302051-2

2

CONSOLO, Cecilia (org.). Anatomia do design: uma análise do design gráfico brasileiro. São Paulo: Blucher, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788521217664.

3

FIORANI, Mauro. Moda e cultura contemporânea. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881285.

4

MORAES, Dijon de. Escritos de design: um percurso narrativo. São Paulo: Blucher, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555062472.

5

PINHEIRO, Antonio Carlos da Fonseca Bragança; CRIVELARO, Marcos. História da arte e do design: princípios, estilos e manifestações culturais. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519272.

obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura