Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Ambientação ao Design de Interiores - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Mariana Campos de Andrade


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Ambientação ao Design de Interiores

0-19199

4

80


EMENTA

Funções , perfil e atribuições do profissional em Design de Interiores. Introdução ao projeto de interiores. Estilos, estudo e composição de ambientes, residenciais, comerciais e laborais. Análise, função, circulação e ergonomia de acordo com a utilização dos ambientes.


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao discente o conhecimento relativo à atuação do designer de interiores, através da análise e estudo do processo de elaboração de projetos de interiores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver com o aluno uma visão global de todas as áreas que envolvem diretamente a atuação do designer; Despertar a criatividade de modo a contrapor a lógica e deduções intuitivas a fim de promover noções para o desenvolvimento do senso crítico; Oferecer base conceitual para uma melhor gestão do ambiente de interiores bem como lidar diretamente com as necessidades dos clientes; Capacitar o aluno a desenvolver ambientes de forma estruturada e sistemática assegurada pelo processo de design e qualidade do resultado final; Capacitar o aluno para mensurar espaços visando adequar os diversos ambientes às suas funções de ergonomia, circulação e utilização do ambiente;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceitos sobre ambientação e decoração

10

2

Composição dos espaços

10

3

Tipos de estilos e suas possibilidades

14

4

Atribuições profissionais

11

5

O que é Briefing, braimstorm e programa de necessidades

11

6

Estudo de de ambientes comerciais e residenciais

22

 

TOTAL DE HORAS

78 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado através do desenvolvimento de trabalhos práticos individuais/grupo, focados na resolução de problemas, os quais são encontrados com frequência no cotidiano do profissional, a avaliação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da capacidade do discente.

HABILIDADES

Serão utilizados como critérios para a avaliação de atitudes: - Capacidade de resolução de situações e problemas relacionados a ambientação; - Produtividade associada ao desenvolvimento do trabalho; - Aprimoramento da técnica; - Capacidade de interpretação; - Capacidade de criar, desenvolver e posteriormente complementar sua formação com as demais disciplinas do curso.

ATITUDES

Serão utilizados como critérios para a avaliação de atitudes: - Frequência às aulas; - Relacionamento com colegas e professores; - Comprometimento e participação nas atividades propostas; - Cumprimento de prazos para a entrega dos trabalhos

OUTRAS

Aulas praticas, expositivas e de atividade em grupo

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa3

1

A definir

Avaliação 01 – Cores e croquis

1

13/03/2024

Avaliação 02 – Trabalho sobre estilos

2

06/03/2024

Avaliação 03 – mood board, briefing e demais análises

3

24/04/2024

x

15/05/2024

Avaliação 04 – projeto final

3

26/06/2024

x

03/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342

2

FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Ambientes de trabalho. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085

3

FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Apartamentos e lofts. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085

4

FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Armários e prateleiras. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CHING, Francis D. K.; BINGGELI, Corky. Arquitetura de interiores: ilustrada. 2.ed.Porto Alegre: Bookman, 2006. 352 p.

2

ROTELLI, Vanderlei. Tecnologias emergentes em DI. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online

3

GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gi

4

MANCUSO, Clarice. Guia prático do design de interiores. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2005. 175 p.

5

HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. São Paulo: GG, 2015.171p

obs:Todas as aulas são expositivas, dialogadas e com espaço para visitas técnicas

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