Uniplac - Graduação - Pedagogia - Profissão Docente - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Profissão Docente

0-19152

2

40


EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos a compreensão da profissão docente e sua função social, numa dimensão problematizadora e contextualizada, tendo como perspectiva uma aproximação inicial/introdutória do campo do saber e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Analisar os aspectos constituintes da identidade docente em múltiplas dimensões, refletindo sobre a formação pedagógica e os desafios contemporâneos da profissão; 2 – Reconhecer a importância dos processos de formação inicial e continuada dos professores na constituição da sua profissionalização no contexto das transformações do mundo do trabalho, compreendendo a função da escola e da aula como processos de construção do conhecimento e de formação humana.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Profissão professor: identidade e exigências atuais:

1.1.1 Construção da identidade docente;

1.1.2 Aspectos legais para a formação;

1.1.3 Saberes e Prática docentes;


1.2 Formação pedagógica e os desafios contemporâneos:


1.2.1 Relação Família-estudante-professor;

1.2.2 A autoridade docente;
1.2.2.1 (In)disciplina;
1.2.2.2 Violência simbólica.

1.2.3 Condições concretas de trabalho ideais e reais.

15

2

Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento:

2.1 Aspectos conceituais da formação inicial e continuada;

2.2 Professor: iniciante; reflexivo; pesquisador; agente de transformação;

2.3 Mudanças sociais e função docente;
2.3.1 Pilares da Educação

2.4 Saberes e fazeres docentes - reflexão sobre alguns aspectos da atuação profissional.

2.5 A aula como um fazer coletivo:
2.5.1Competências para ensinar: o docente como mediador;
2.5.2 O juízo professoral;
2.5.3 A relação com o saber;
2.5.4 Cultura Escolar.

15

3

Prática como Componente Curricular (PCC):
Pesquisa/entrevista com professores da educação básica (Atividade que contemplará a Unidade 2).

11

 

TOTAL DE HORAS

41 h


Estratégias:Análise de situação problema. Análise dos dados coletados através da pesquisa. Elaboração de carta para um professor do século passado. Fóruns temáticos Mapa-mental. Memorial descritivo. Pesquisa/entrevista com professores da educação básica. Produção textual crítica. Visualização do filme “Escola da Vida”.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos conceitos referentes ao ofício de docente que serão discutidos e problematizados ao longo da disciplina.

HABILIDADES

Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, expressando um olhar crítico quanto à profissão docente e a realidades escolar atual.

ATITUDES

Demonstração de uma perspectiva de valorização do outro nos processos de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Fórum Temático 1

1

x

x

x

0.5

A definir

Mapa-mental

1

x

x

x

0.9

A definir

x

A definir

Análise de Situação Problema

1

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Carta

2

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Fórum Temático 2

2

x

x

x

0.5

A definir

Entrevista

2

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Produção textual

1 e 2

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 102 p. ISBN 85-249-0922-6.

2

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. 159 p. ISBN 8536305088

3

MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2008. 93 p. ISBN 9788536307305


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora@p0: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online.

2

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p

3

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2015. Recurso online.

4

NÓVOA, Antônio (org.). Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. Número de chamada: 370.71 P964

5

SILVA, Gabriele Bonotto; FELICETTI, Vera Lucia. Formação docente e teoria dos campos conceituais: impacto na aprendizagem discente. Ijuí: Unijuí, 2021. Recurso online.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática