Uniplac - Graduação - Pedagogia - Filosofia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Carlos Alberto Bertaiolli, Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Filosofia da Educação

0-19149

4

80


EMENTA

Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.


OBJETIVO GERAL

Compreender características e temáticas da Filosofia da Educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer características da Filosofia; Reconhecer perspectivas reflexivas da tarefa educativa; Reconhecer como a educação pode ser objeto de estudo da Filosofia; Distinguir as principais concepções de Educação progressista no Brasil; Analisar possibilidades de superação do senso comum pedagógico para o senso crítico no contexto da educação brasileira.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Filosofia e Educação
Conceito de Filosofia
O que é Educação@p0

20

2

Correntes Epistemológicas em Educação
Empirismo e Inatismo
Análise da aprendizagem com base nas correntes epistemológicas

20

3

Concepções Pedagógicas
Distinguir e analisar as Tendências Pedagógicas na prática escolar

20

4

Educação no centro da reflexão filosófica
O senso comum e o senso pedagógico
O educador e o educando

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Textos Vídeos Exercícios Slides Fórum Tarefas Poesia


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Interpretação, organização de ideias e desenvolvimento de argumentação.

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação online Unidade 1

1

x

x

x

0.5

A definir

Avaliação online Unidade 1

1

x

x

x

0.5

A definir

Avaliação online Unidade 2

2

x

x

x

0.9

A definir

x

A definir

Avaliação online Unidade 3

3

x

x

x

0.5

A definir

Avaliação online Unidade 3

3

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Avaliação online Unidade 4

4

x

x

x

0.5

A definir

Avaliação online Unidade 4

4

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Avaliação integrativa

Todas

1.0

A definir

Avaliação presencial

Todas

5.1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 1993. 395 p. 23 ISBN 85-16-00826-6

2

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo Cortez Editora, 1990

3

TOMAZETTI, Elisete M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003. 269 p. (Coleção Fronteiras Da Educação) ISBN 857429361x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PAVIANI, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação.. Porto Alegre Edipucrs 2010

2

PERISSÉ, Gabriel. Introdução à filosofia da educação. São Paulo: Autêntica, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788582179468.

3

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12.ed.rev. Campinas: Editora Autores Associados, 1996. 247 p. (Coleção Educação Contemporânea) ISBN 8585701226

4

LIPMAN, Matheus. A filosofia vai à escola. 3.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1990. 252 p. (Novas buscas em educação)

5

REIS, José Carlos. A história entre a filosofia e a ciência. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 118 p. ISBN 8575261150

obs:O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática