Uniplac - Graduação - Pedagogia - Profissão Docente - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Profissão Docente

0-19148

2

40


EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos a compreensão da profissão docente e sua função social, numa dimensão problematizadora e contextualizada, tendo como perspectiva uma aproximação inicial/introdutória do campo do saber e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Analisar os aspectos constituintes da identidade docente em múltiplas dimensões; 2 - Refletir sobre a formação pedagógica e os desafios contemporâneos da profissão; 3 – Reconhecer a importância dos processos de formação inicial e continuada dos professores na constituição da sua profissionalização no contexto das transformações do mundo do trabalho; 4 - Compreender a função da escola e da aula como processos de construção do conhecimento e de formação humana.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Profissão professor: identidade e exigências atuais.
1.1 (Des)construção da identidade docente;
1.2 Prática docente;
1.3 Aspectos legais para a formação.

7

2

Formação pedagógica e os desafios contemporâneos:
2.1 Pilares da Educação;
2.2 Relação Família-estudante-professor;
2.3 A autoridade docente;
2.3.1 (In)disciplina;
2.3.2 Violência simbólica.
2.4 Condições concretas de trabalho ideais e reais.

7

3

Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização:
3.1 Aspectos conceituais da formação inicial e continuada;
3.2 Professor: iniciante; reflexivo; pesquisador; agente de transformação;
3.3 Mudanças sociais e função docente;
3.4 Saberes e fazeres docentes - reflexão sobre alguns aspectos da atuação profissional.

16

4

A função da aula no processo de construção do conhecimento:
4.1 Competências para ensinar: o docente como mediador;
4.2 O juízo professoral;
4.3 A relação com o saber;
4.4 A aula como um fazer coletivo;
4.5 Cultura Escolar.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa/entrevista com professores da educação básica e análise dos dados coletados.


Estratégias:Aula expositiva-dialogada. Autobiografia docente (memorial descritivo). Discussão teórica em torno de problema Elaboração de carta para um/a professor/a. Elaboração de uma análise de problema. Estudo de texto relacionando-o a filme. Estudo em grupo. Mini-escrito. Problematização Seminário. Visualização de um filme longa metragem.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos conceitos referentes ao ofício de docente que serão discutidos e problematizados ao longo do semestre.

HABILIDADES

Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, expressando um olhar crítico quanto à profissão docente e a realidades escolar atual.

ATITUDES

Demonstração de uma perspectiva de valorização do outro nos processos de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Mini escrito

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Análise de Situação- Problema

2

x

x

x

1.0

A definir

Pesquisa

3

x

x

x

1.0

A definir

Carta

3 e 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Seminário

4

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HAMELINE, Daniel; ESTEVE, José M.; WOODS, Peter; CAVACO, Maria Helena. Profissão professor. São Paulo: Porto Editora, Lda, [19--]. 191 p. (Coleção ciências da educação). ISBN 972-0-34103-3.

2

CHALOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para educação de hoje. Porto Alegre: ArtMed, 2005. 1 recurso online. ISBN 9788536311630.

3

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 102 p. ISBN 85-249-0922-6.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Boniteza de um sonho : ensinar e aprender com sentido / 2003 - ( Livros ) - Acervo 45028GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341 Número de Chamada: 371.13 G125b

2

10 novas competências para ensinar : convite à viagem / 2000 - ( Livros ) - Acervo 53448PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2000. 192 p. ISBN 8573076372 Número de Chamada: 371.102 P455d

3

Como nos tornamos professoras@p0 / 2000 - ( Livros ) - Acervo 32448 FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras@p1. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 204 p. ISBN 858658374X

4

Teia do saber : um novo olhar sobre a formação do professor, A - 1.ed. / 2004 - ( Livros ) - Acervo 42131 PRADOS, Rosália Maria N.; BONINI, Luci Mendes de Melo. A teia do saber: um novo olhar sobre a formação do professor. 1.ed. Mogi das Cruzes: Oriom, 2004. 129 p. ISBN 8588773090 Número de Chamada: 371.12 T262

5

Professora sim, tia não : cartas a quem ousa ensinar / 1994 - ( Livros ) - Acervo 14142 FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho Dágua, 1994. 127 p. 10555 ISBN 85854280704 Número de Chamada: 371.102 F866p

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática