Uniplac - Graduação - Pedagogia - Filosofia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marcelo Della Justina Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Filosofia da Educação

0-19145

4

80


EMENTA

Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o sentido e o significado da educação, sob o ponto de vista filosófico, através da reflexão sobre a relação existente entre educação, filosofia e ideologia. Explicitação crítica das correntes da filosofia da educação no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as diferentes formas de expressar o conhecimento nas origens da filosofia da educação; - Conhecer as principais contribuições dos filósofos gregos - Sócrates, Platão e Aristóteles - para a base e o desenvolvimento da filosofia da educação; - Familiarizar-se com o pensamento da escola de Alexandria para o desenvolvimento da ciência; - Caracterizar os períodos da patrística e escolástica enquanto o encontro da filosofia cristã com a filosofia greco-romana e seus efeitos ao longo da idade média; - Familiarizar-se com os principais pensadores da filosofia da educação no período da Idade Moderna; - Demonstrar a contribuição de cada um dos filósofos refletidos para pensar a educação nos dias atuais; - Compreender as contribuições dos principais filósofos da contemporaneidade para o campo da educação; - Conhecer e estabelecer relações entre a teoria e a prática dos fundamentos filosóficos da educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

ANTIGUIDADE
Tópico 1 – Pensamento Mítico e Educação.
Tópico 2 – Filósofos Pré-Socráticos.
Tópico 3 – A Era Clássica.
Tópico 4 – Helenismo.

26

2

MEDIEVAL
Tópico 1 – Patrística.
Tópico 2 – Escolástica.
MODERNIDADE
Tópico 1 – O conhecimento na perspectiva de Francis Bacon e René Descartes: O Racionalismo.
Tópico 2 – O conhecimento na perspectiva de John Locke: O Empirismo.
Tópico 3 – O conhecimento na perspectiva de Immanuel Kant: O Criticismo.
Tópico 4 – O conhecimento na perspectiva de Jean Jacques Rousseau: O retorno à natureza.

28

3

PERÍODO CONTEMPORÂNEO
Tópico 1 – Karl Marx e a educação
Tópico 2 – Antonio Gramsci e a educação
Tópico 3 – Darcy Ribeiro e a perspectiva brasileira de educação.
Tópico 4 – Paulo Freire e a educação.
Tópico 5 – Dermeval Saviani e a educação.

26

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Teóricos e práticos. Visão sistêmica. Capacidade de análise crítica.

HABILIDADES

Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a viver juntos. Aprender a ser.

ATITUDES

Participação. Assiduidade. Comprometimento.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas as unidade

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1

Unidade 1

x

x

x

4.0

08/05/2024

x

15/05/2024

Trabalho em Grupo

Todas

x

x

x

3

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COTRIM, Gilberto; PARISI, Mário. Fundamentos da educação: história e filosofia da educação. São Paulo: Editora Saraiva, 1982. 336 p.

2

TOMAZETTI, Elisete M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003. 269 p. (Coleção Fronteiras Da Educação) ISBN 857429361x

3

PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006. 68 p. (Filosofia passo a passo) ISBN 8571109141


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOSI, Alfredo; HORTA, José Silvério Baia; MENDES, Durmeval Trigueiro. Filosofia da educação brasileira. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1994. 239 p. 494 ISBN 85-200-0201-3

2

PILETTI, Claudino. Filosofia da educação. 7.ed. São Paulo: Editora Ática, 1995. 182 p. (Série Educação) ISBN 8508035861

3

PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006. 68 p. (Filosofia passo a passo) ISBN 8571109141

4

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. 173 p. ISBN 8574900052

5

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1996. 555 p. ISBN 8571644756

obs:.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática