PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria e Percepção Musical I |
0-19181 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Teoria do som: noções básicas. Parâmetros fundamentais do som: altura, duração, intensidade e timbre. Revisão crítica da teoria elementar da música. Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita, coordenação motora, afinação. Identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples; elementos harmônicos envolvendo intervalos, acordes maiores e encadeamento de I e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Audições comentadas de peças musicais que contenham esses elementos. |
OBJETIVO GERAL |
Habilitar os alunos a ouvir, perceber, criar e pensar as diferentes músicas, com seus aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar sua execução instrumental ou vocal, e o reconhecimento de diferentes estilos musicais com suas características tanto técnicas quanto históricas, assim como ampliar os conceitos e as relações da teoria musical com a prática musical. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; - Estudar e conceituar os elementos musicais; - Proporcionar recursos para reconhecimento de gêneros, estilos e formas; - Praticar a percepção musical – rítmica, melódica e harmônica – individual e em conjunto; - Realizar individual e coletivamente o repertório proposto no contexto tonal; - Adquirir noções de afinação, equilíbrio dinâmico e timbrístico, e treinamento auditivo - Ampliar a escuta e a memória musical; - Refletir sobre a influência do estudo da percepção na performance musical; - Estimular o desenvolvimento do aluno como intérprete; - Valorizar a criatividade e incentivar a criação musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Leitura e percepção de células rítmicas com mínimas, semínimas, colcheias, semicolcheias e suas pausas, notas com pontos de aumento e staccato (2.ª, 3.ª, 4.ª e 8.ª séries do Pozzoli e repertórios variados) em compassos simples e compassos compostos. |
16 |
2 |
Leitura nas claves de Sol e Fá na 4ª linha, com relação visual até a 8ª. |
8 |
3 |
Tons; semitons diatônicos e cromáticos; enarmônicos. |
8 |
4 |
Estruturação da Escala Maior (tons e semitons); círculo de quintas e as armaduras de clave das escalas maiores com sustenidos e bemóis. Escalas menores relativas. |
20 |
5 |
Intervalos melódicos e harmônicos; intervalos simples; classificação de intervalos. Identificação e reprodução dos intervalos de 2ª M e m, 3ª M e 3ª m, 4ª, 5ª e 8ª justas. |
16 |
6 |
Aspecto harmônico: percepção de tríades maiores, menores e arpejos em estado fundamental e suas inversões. |
8 |
7 |
Aprofundando a percepção rítmica: Percepção de células rítmicas do cancioneiro folclórico e popular |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; APE – Atividades Práticas Extraclasse. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, bem como exercícios teóricos e práticos e execução de repertório. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
---------- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01: Trabalho em grupo |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02: Prova |
3, 4 e 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03: Prova |
6 e 7 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. São Paulo: Unicamp, 2009. 252 p. (Série didático-musical, 1). ISBN 978-85-260-0869-0. |
|||||||||||
2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
|||||||||||
3 |
LIMA, Marisa Ramires Rosa; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Exercícios de teoria musical: uma abordagem prática. 6.ed.ampl. São Paulo: Embraform, 2004. 167p. ISBN 9788590457114. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ADOLFO, Antônio. Música: Leitura, conceitos, exercícios. Revisada. Rio de Janeiro: Lumiar, 2013. |
|||||||||||
2 |
LACERDA, Osvaldo. Compêndio de teoria elementar da música. 13.ed. São Paulo: Ricordi, 1961. 153 p. |
|||||||||||
3 |
LACERDA, Osvaldo. Regras de grafia musical. São Paulo: Irmãos Boso - Editores E Livreiros, 1974. 76 p. |
|||||||||||
4 |
MED, Bohumil. Teoria da música. 5.ed. Brasília: Musimed, 2017. 420 p. ISBN 85858860201. |
|||||||||||
5 |
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. 2. ed. rev. Cotia: Ateliê, 2014. 308 p. ISBN 8574802166. |
|||||||||||
6 |
POZZOLI. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: partes III & IV. São Paulo: Ricordi, 1983. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |