Uniplac - Graduação - Música - Introdução à Educação Musical - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Patrick Mota Schuermann


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução à Educação Musical

0-19184

2

40


EMENTA

Panorama histórico do ensino de música no Brasil. Legislação Brasileira em Educação Musical. Percepção e análise das problemáticas do ensino da música. O educador musical: identidade, formação pedagógica, ética profissional, função político-pedagógica no âmbito da educação musical.


OBJETIVO GERAL

Refletir pedagogicamente sobre o contexto histórico da educação musical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Situar historicamente o surgimento da Educação Musical no Brasil. Entender a importância da Legislação Brasileira em educação musical e da formação pedagógica no desenvolvimento dos processos educacionais. Perceber as mudanças nos cenários educacionais relacionadas a educação musical. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da proposta de trabalho e da ementa.
Panorama do ensino de música no Brasil.
Premissas do modelo de educação Musical de Villa Lobos e canto orfeônico no Brasil.
Educação Artística, Polivalência e Educação Musical.
A Legislação sobre Educação Musical e implementação da lei 11.769 pelas secretarias estaduais de educação.
Premissas da Lei de Diretrizes de Base/96 para o ensino de música.
Parâmetros Curriculares Nacionais e RCNEI e as perspectivas de ensino de música.
Proposta Curricular Catarinense e sua base teórica para Educação Musical

22

2

Percepção e Análise das Problemáticas do Ensino de Música.
Justificativas para inclusão da Educação Musical na Educação Básica.
Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano.
A formação pedagógica do Educador Musical.

16

 

TOTAL DE HORAS

38 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com a educação.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de música na educação básica.

ATITUDES

No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

avaliação 1

unidade 1

x

x

x

4

03/04/2024

x

10/04/2024

avaliação 2

unidade 2

x

x

x

4

22/05/2024

x

29/05/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Editora Paulinas, 2009. 136p. ISBN 9788535623901.

2

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755

3

SOARES, José. A formação do professor de música no Brasil. Belo Horizonte: Fino traço, 2014. ISBN 9788580541984.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Estudos de psicopedagogia musical

2

HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Unicamp 2010 ISBN 978-85-268-0898-0

3

ILARI, Beatriz Senoi. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professore e aficionados. Curitiba: IBPEX, 2009. 197p. ISBN 9788576383152

4

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009

5

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz Senoi. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. 347p. ISBN 9788565704489.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática