Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Introdução à Engenharia de Produção - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par044/22

PROFESSOR

Jose Adelir Wolf

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Introdução à Engenharia de Produção

0-19122

40

EMENTA

A estrutura física e curricular da Engenharia de Produção na UNIPLAC. História e evolução da profissão. Fundamentos da engenharia. Noções gerais sobre a engenharia no Brasil e no Mundo. Perspectivas do curso com as outras áreas da engenharia. Ética atribuições e legislação.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao acadêmico um entendimento sobre o curso, as principais áreas e sub áreas, as possibilidades de atuação profissional, proporcionando condições para que tenham contato com as disciplinas associadas à engenharia de produção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolvimento pelo aluno de certas habilidades e atitudes, como: - Visão Sistêmica da área de atuação; - Poder identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia; - Preocupar-se com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança; - Desenvolver postura ética e perfil questionador; - Visão global do curso de Engenharia de Produção.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

História e evolução da Engenharia de Produção.
- Origem da Engenharia de Produção;
- Engenharia de Produção no Brasil e no mundo.

Perfil Profissiográfico do Engenheiro de Produção
- Características do Engenheiro de Produção;
- Competências e Habilidades.

As Funções do Engenheiro de Produção
- Competências técnicas;
- Competências em gerenciamento humano;
- Competências em gestão.

6

4

Perspectivas do curso com a área de administração e a outras áreas
da engenharia.
- Sistemas de Produção;
- Ferramentas da Qualidade;
- Planejamento Estratégico;
- Planejamento, Processo e Controle de Produção;
- Administração de Materiais;
- Saúde e Segurança no Trabalho;
- Ergonomia;
- Logística.

16

5

Apresentação de Laboratórios Apresentação de Palestrantes, Apresentação Seminário.

10

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; EC - Estudo de Caso; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; LAB – Aula em Laboratório.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecer as funções do Engenheiro de Produção e as áreas relacionadas em sua atuação.

HABILIDADES

Avaliação Escrita, recuperações e trabalhos em grupo

ATITUDES

Participação, comprometimento, pontualidade e assiduidade

OUTRAS

Práticas adquiridas.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação Integrativa

Avaliação 01

Avaliação 02

Trabalho 02

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BATALHA, Mário Otávio. Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008. 312 p. (Coleção Campus-Abepro) ISBN 9788535223309

2

OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio de; TAVARES, Wolmer Ricardo. Introdução à engenharia de produção: estrutura, organização, legislação. Florianópolis: Visual Books, 2006. 164 p. ISBN 8575021826

3

GOLDRATT, Eliyahu M.; COX, Jeff. A meta: Um processo de aprimoramento contínuo. São Paulo: Educator, 1997. 385p 20427

4

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597027525.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Bruce Williams e Natalie J. Sayer; Lean para leigos – Alta Books 2015

2

Masaaki Imai Gemba; Kaizen: Uma Abordagem de Bom Senso à Estratégia de Melhoria – 2. ed. – Porto Alegre : Bookman, 2014.

3

Taiichi Ohno; O Sistema Toyota de Produção : Além da Produção em Larga Escala – 1. ed. – Porto Alegre : Bookman, 1997.

4

LOESCH, Cláudio; HEIN, Nelson. Pesquisa operacional: fundamentos e modelos. Blumenau: Ed. da FURB, 1999. 269 p. Localização: 001.424 L826p [40312]

5

Larry Bossidy, Ram Charan; Execução: A Disciplina Para Atingir Resultados - 7ª Edição; Elsevier; Rio de Janeiro, 2005.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura