PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC 4 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 310/2017 |
PROFESSOR | Marli Adelina Souza |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Morfologia: Embriologia, citologia, histologia | 0-17269 | 1 | 4 | 80h/a |
EMENTA Estudo integrado de biologia molecular e celular, embriologia, divisão celular e histologia dos tecidos básicos do corpo humano. |
|
OBJETIVO GERAL Estudo integrado de biologia molecular e celular, embriologia, divisão celular e histologia dos tecidos básicos do corpo humano. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1- Compreender a importância dos diversos tipos celulares e estruturas dos tecidos; 2- Reconhecer e diferenciar células e tecidos com ajuda do microscópio óptico; 3- Estabelecer relação entre a estrutura morfológica com a função de cada tecido, órgão e sistema que constituem o organismo humano; 4- Entender as etapas que antecede a fecundação e o desenvolvimento intra-uterino; 5- Compreender os fundamentos do desenvolvimento embrionário humano e suas etapas; 6- Identificar as membranas fetais e a placenta e suas respectivas funções; 7- Integrar o conhecimento dá morfologia, organização celular e biogênese das diversas organelas e das estruturas; dos diferentes tipos celulares, na formação de uma visão global dos processos biológicos que encontram resposta na célula; 8- Obter conhecimento básico e prático para o uso no dia-a-dia profissional e pessoal. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Apresentação da disciplina, cronograma, contrato de trabalho. Apresentação do Plano de ensino. Introdução à citologia – Membrana plasmática. | 4 | AEX |
2 | Citoplasma e suas organelas. Noções da microscopia óptica e morfologia celular.
| 4 | AEX, LAB |
3 | Núcleo - Divisão celular. Apresentação das maquetes de célula. Discussão da atividade complementar e extra classe sobre citologia. | 4 | DG |
4 |
Histologia do tecido epitelial revestimento e glandular.
|
4 |
AEX, LAB |
5 | 1ª Avaliação sobre Citologia. Histologia do tecido epitelial revestimento e glandular (Teoria e prática). | 4 | AV. |
6 | Tecido Conjuntivo Propriamente dito (teoria e prática). | 4 | AEX, LAB |
7 | Atividade complementar sobre epitelial e conjuntivo. | 4 | DG, ED |
8 | Histologia do Tecido Cartilaginoso/Ósseo - Teoria/prática. | 4 | AEX, LAB |
9 | Atividade Complementar sobre tecido cartilaginoso e ósseo. 2ª Avaliação– teórico-prática. | 4 | ED, AV |
10 | Devolutiva da 2 avaliação. Histologia do tecido Sanguíneo (teoria e prática). | 4 | AEX, LAB |
11 | Interpretação do exame hemograma. Atividade Extra Classe. Avaliação Recuperativa da 2ª Av. teórico-prática. | 4 | ED, AV |
12 | Histologia do tecido Muscular - Teoria e prática em laboratório. | 4 | AEX, LAB |
13 | Histologia do Tecido Nervoso. Teoria e prática em laboratório. | 4 | AEX, LAB |
14 | Atividade Complementar sobre Tecido Muscular e Nervoso. | 4 | ED, AEX |
15 | 3ª Avaliação– teórico-prática. Histologia do Sistema Endócrino. | 4 | AV, AEX |
16 | Devolutiva da 3ª Avaliação. Introdução à embriologia – Gametogênese: Espermatogênese e Ovogênese. Fertilização, segmentação, implantação e gastrulação, neurulação. | 4 | AEX, DG |
17 | Avaliação recuperativa da 3ª Av. teórico-prática. Período embrionário. | 4 | AV, AEX |
18 | Período Fetal. Anexos embrionários. Atividade Extra Classe sobre embriologia. | 4 | AEX, ED |
19 | Atividade avaliativa sobre embriologia (seminários). | 4 | SE |
20 | Atividade avaliativa sobre embriologia (seminários). Avaliação de desempenho. Encerramento do semestre. | 4 | SE |
21 |
|
|
|
| TOTAL DE HORAS | 80 |
|
12 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 12 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Desenho das lâminas estudadas. De acordo com o Art. 2º, Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, [...] o(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula aceita a gravação que será disponibilizada no Google Classroom, e sua reprodução fora deste ambiente é vedada. | APE/TIG/ ED |
*Descrição das Estratégias: ARM - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. AV – Avaliação. | ||||||||||||||
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||||
CONHECIMENTOS | Avaliações cognitivas nas avaliações teóricas, estudos dirigidos, discussões dos conteúdos apresentados. | |||||||||||||
HABILIDADES | Capacidade de realizar as diferentes tarefas de forma eficiente. Domínio das ações na realização das tarefas. | |||||||||||||
ATITUDES | Atitudes Responsabilidade na realização das diferentes tarefas. Contribuições, pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, ética. | |||||||||||||
OUTRAS |
| |||||||||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | |||||||
Sim | Data | |||||||||||||
Avaliação Integrativa² |
| X | X | X | 1,0 |
|
|
| ||||||
Avaliação 01 |
| X | X |
| 1,0 | 11/03/2024 |
|
| ||||||
Apresentação das maquetes |
| X | X | X | 1,0 | A partir de 13/03/2024 |
|
| ||||||
Avaliação 02 |
| X | X |
| 2,5 | 22/04/2024 |
| 06/05/24 | ||||||
Avaliação 03 |
| X | X | X | 2,5 | 27/05/2024 | X | 10/06/2024 | ||||||
Avaliação 04 |
| X | X | X | 1,0 | 26/06 e 03/07/2024 |
|
| ||||||
Avaliação das atividades laboratoriais e desempenho. |
|
| X | 1,0 | 24/06/2024 |
|
| |||||||
¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. ³ Avaliação do Trabalho integrado entre as disciplinas: Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Mercados e Tendências Mundiais; e Teoria Geral da Administração I, com apresentação pelos grupos em datas e horários definidas pelos professores das respectivas disciplinas. | ||||||||||||||
| ||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||||
1 | ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech. Histologia: texto e atlas em correlação com biologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2014. PAWLINA, Wojciech. Ross Histologia: texto e atlas: correlações com biologia celular e molecular. 8. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527737241 | |||||||||||||
2 | MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia básica. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. . MOORE, Keith L; PERSAUD, T. V. N; TORCHIA, Mark G. Embriologia básica. 10. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2022. 1 recurso online. ISBN 9788595159020. | |||||||||||||
3 | JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Junqueira & Carneiro: Histologia básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2013. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Junqueira & Carneiro: Histologia básica. 16.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2017 Recurso online ISBN 9788527732178 | |||||||||||||
| ||||||||||||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||||
1 | ALBERTS, Bruce; BRAY, Dennis; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; RAFF, Martin; ROBERTS, Kleith. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2005. | |||||||||||||
2 | KIERSZENBAUM, Abraham L.; TRES, Laura L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. | |||||||||||||
3 | GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Tratado de histologia em cores .4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. | |||||||||||||
4 | LÜLLMANN-RAUCH,RENATE Histologia: entenda, aprenda, consulte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2006. | |||||||||||||
5 |
| |||||||||||||
| ||||||||||||||
OBSERVAÇÕES | ||||||||||||||
De acordo com o Art. 2º, Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, [...] o(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula aceita a gravação e que esta será disponibilizada no Google Classroom, e que sua reprodução fora deste ambiente é vedada.
|
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |