Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - História da Arte - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Sandra Medeiros Santo


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Arte

0-19105

2

40


EMENTA

Estudo das artes na cultura ocidental da pré-história ao século XXI. Relações entre os movimentos artísticos, estética e o pensamento contemporâneo.


OBJETIVO GERAL

Estudo das artes na cultura ocidental da pré-história ao século XXI. Relações entre os movimentos artísticos, estética e o pensamento contemporâneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer a evolução das formas artísticas ao longo da história, contextualizando-as dentro dos períodos históricos e sociais correspondentes. • Comparar os principais movimentos artísticos, identificando suas características estilísticas, temas recorrentes e influências mútuas. • Discutir as relações entre arte, sociedade e cultura, reconhecendo os contextos políticos, econômicos e filosóficos que moldaram as produções artísticas ocidentais. • Refletir sobre a produção de arte frente a outros campos do conhecimento, principalmente na construção da identidade cultural e na expressão de ideias e valores. • Desenvolver a análise crítica e argumentação fundamentada em relação às obras de arte, suas significações e impactos na sociedade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Primeiras aproximações:
1.1- Definição de Arte e suas funções ao longo da história;
1.2- Métodos de análise e interpretação de obras de arte;
1.3- A arte da Pré-História.

8

2

Arte da Antiguidade:
2.1- Arte no Egito;
2.2- Arte na Mesopotâmia;
2.3- Arte da Grécia
2.4- Arte em Roma
2.5- Arte Paleocristã.

10

3

Arte na Idade Média:
3.1- Arte Bizantina
3.2- Arte Românica;
3.3- Arte Gótica.

6

4

Arte na Idade Moderna:
4.1- O Renascimento na Itália;
4.2- O Renascimento na Alemanha e nos Países Baixos;
4.3- A arte pré-colombiana e a arte pré-cabralina;
4.4- Arte Barroca na Europa
4.5- O Barroco no Brasil.

8

5

Arte na Idade Contemporânea:
5.1- Século XIX na Europa;
5.2- Século XIX no Brasil;
5.3- A arte na primeira metade do século XX;
5.4- A arte na segunda metade do século XX.

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositiva-dialogada; Leitura de Imagem; Estudo em Grupo; Portfólio; Mini escrito.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A disciplina de História da Arte tem como enfoque a localização temporal dos diversos estilos, tendências estéticas e escolas artísticas e suas relações com o quadro histórico de que são resultado. Voltada para a compreensão de alguns aspectos centrais da prática artística, especialmente compreendida em seu caráter dialógico em relação aos demais processos sociais, a disciplina abarca o estudo da arte dentro da complexidade do fenômeno histórico, por meio de uma compreensão mais apurada referente ao papel social dos artistas, instâncias de mediação do objeto artístico, instituições de consagração e mecanismos políticos e ideológicos que atuam em sua legitimação.

HABILIDADES

Atendimento aos enunciados. Comunicação gráfica e verbal, vocabulário próprio da disciplina. Desenvolvimento individual. Aquisição de conhecimento técnico.

ATITUDES

Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, Persistência, Comunicação. Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades

OUTRAS

Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo estabelecido. Não serão aceitos trabalhos que não forem assessorados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

2.0

A definir

Mini escrito I

1 e 2

x

x

x

1.0

19/04/2024

x

26/04/2024

Mini escrito II

2 e 3

x

x

x

0

24/05/2024

x

31/05/2024

Mini escrito III

4 e 5

x

x

x

1.0

21/06/2024

Webfólio e seminário

x

x

x

3.5

28/06/2024

x

05/03/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Editora Ática, 2012. 441p. ISBN 9788508113194

2

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1999. 22398

3

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 348 p. ISBN 853361202-8


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAUMGART, Fritz Erwin. Breve história da arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 376 p. ISBN 85-336-1062-9.

2

JANSON, H. W. História geral da arte: o mundo antigo e a idade média. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 523 p. ISBN 853361445-4

3

JANSON, H. W. História geral da arte: o mundo moderno. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 1110 p. ISBN 853361445-4

4

JANSON, H. W. História geral da arte: renascimento e barroco. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 814 p.

5

JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. 2. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1996. 475p ISBN 853360470X

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática